O erudito e o popular com Hamilton de Holanda em live no Bossa Criativa

Músicos que se dedicam tanto ao erudito quanto ao popular participam da live comandada por Hamilton de Holanda, nesta quarta-feira, 9/12, no Bossa Criativa

O bandolinista e compositor, Hamilton de Holanda convida os colegas Paulo Aragão, Jaques Morelenbaum e Tony Botelho para conversarem sobre suas experiências como músicos atuantes tanto no gênero erudito quanto no popular. O encontro faz parte da série criada em parceria pelo Programa Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, da Funarte e da UFRJ, com o Festival de Ideias Colaborativas Nosso Bando. A live vai será transmitida a partir das 16h de quarta-feira, dia 9/12, pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube

As lives mensais conduzidas pelo músico e compositor Hamilton de Holanda para o projeto Bossa Criativa contam com a participação de artistas e técnicos que são referência na área musical, em diversos estilos e instrumentos, e são convidados a falar sobre música e o mercado de trabalho. Nesta quinta edição – a última do ano – estarão presentes o violonista e arranjador Paulo Aragão; o violoncelista, arranjador e maestro Jaques Morelenbaum e o contrabaixista Tony Botelho, que conversarão sobre sua experiência profissional em atuar tanto no segmento popular, quanto no erudito. O encontro será transmitido pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/artedetodagente). O Bossa Criativa é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Sobre o “time” desta quarta-feira:

Paulo AragãoÉ um dos mais destacados arranjadores brasileiros de sua geração, tendo trabalhado ao lado de nomes como Guinga, Francis Hime, Dori Caymmi, Mauricio Carrilho, entre outros. É integrante e fundador do Quarteto Maogani de Violões, com o qual já ganhou os prêmios TIM, Caras, Rival BR e mais recentemente o 26º Prêmio da Música Brasileira, como melhor grupo instrumental. É professor da Escola Portátil de Música e um dos diretores da Casa do Choro, no Rio de Janeiro.

Jaques Morelenbaum Renomado e Violoncelista, arranjador, maestro, produtor musical e compositor brasileiro. Carioca, de família de músicos, “Jaquinho” integrou os grupos A Barca do Sol e a Banda Nova do maestro Antonio Carlos Jobim. Além disso, é colaborador frequente de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivan Lins, Chico Buarque, Ryuichi Sakamoto, Maria Bethânia, Marisa Monte entre outros.

Tony BotelhoTem formação clássica e popular, iniciando sua carreira de contrabaixista em 1973, tocando com Johnny Alf e Lúcio Alves. Pouco depois, fez parte do grupo “A Fina Flor do Samba”, dedicado ao choro e samba de raiz. Com este grupo, acompanhou a cantora Beth Carvalho por dois anos. Faz parte do quadro das Orquestras Petrobras Sinfônica e Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como músico popular, tem atuado em shows e gravações com Paulo Moura, Gilberto Gil, Marco Pereira Mauro Senise e Cartes Malta.

Hamilton de Holanda é bandolinista e compositor e tem na improvisação a sua principal característica. Em sua carreira, estão performances como solista nos mais variados estilos – como o de Wynton Marsalis e sua Jazz at Lincoln Center Orchestra e orquestras sinfônicas de todo o mundo, festivais rock e música pop e um megashow de Dave Mathews Band no The Gorge ou em pleno carnaval carioca. Na estante, possui vários troféus Grammy Latinos, Prêmio da Música Brasileira, Echo Jazz e Choc, além de inúmeras indicações.

*No site do projeto há entrevista exclusiva com Hamilton de Holanda: https://bossacriativa.art.br/noticia/21Mauro Senise e Carlos Malta.

O projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música –, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto.

Serviço

Live com Hamilton de Holanda e convidados no Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente – Tema: Erudito e Popular.

Quando: Dia 9 de dezembro de 2020, às 16h, com transmissão do canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/artedetodagente)

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br