Oficina de Mapas Conceituais

Concursos, Inscrições e Seleções

O Núcleo Materna, o Projeto Mães na Universidade da UFRJ e o Coletivo de Estudos em Letramentos Contemporâneos convidam para:

Oficina de Mapas Conceituais

Inscrições: 12/03/2023 a 15/03/2023
Nº de vagas: 30

Encontros:
Encontro 01 – 16/03/2023 às 20h
Encontro 02 – 23/03/2023 às 20h
Encontro 04 – 30/03/2023 às 20h

Via Google Meet com a Profa. Fontel
Carga horária do certificado: 10h

Sobre a oficina:
A conciliação entre maternidade e estudos acadêmicos é um desafio quando um tempo estabelecido pela academia entra em choque com aquele conferido culturalmente as pessoas que exercem o cuidado.

Para além de outros fatores, ler um texto de forma produtiva e funcional é parte significativa da permanência e progressão nas ciências, no entanto é um exercício que requer tempo e atenção.

A fim de compartilhar táticas de leitura e técnicas de estudos para pessoas que como nós, se dividem entre a maternidade e a universidade, o Núcleo Materna, em parceria com o Projeto Mães na Universidade e o Coletivo de Estudos em Letramentos Contemporâneos, propõe nossa primeira oficina de mapas conceituais.

Os mapas conceituais são fichamentos sintéticos de textos teóricos que indicam suas partes mais relevantes, facilitando a base para escrita de um texto e consultas posteriores. Consiste em sua maioria de uma folha de papel A4 que reúne palavras-chave e sub-tópicos. Para esta oficina utilizaremos 3 textos para a base dos mapas, que progridem por quantidade de caracteres.

O público-alvo são mães universitárias porque são o público que geralmente atendemos no projeto, no entanto tod_s são bem vind_s!

Leituras

• 16/03/2023 – E não sou uma mulher? – Sojourner Truth & Não existe hierarquia de opressão – Audre Lorde
  • 23/03/2023 – Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo – Glória Anzaldua
  • 30/03/2023 – Maternidade e universidade: trajetórias discursivas na graduação – Fontel