Orquestra de Sopros da UFRJ

Atividades Culturais e Espetáculos

Com apoio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (@sinos.art) e Direção Musical de Marcelo Jardim, o Projeto Bandas, uma parceria UFRJ/FUNARTE, realiza em 29/05/2023, às 19h, o segundo concerto da Orquestra de Sopros da UFRJ (@orquestradesoprosufrj). A apresentação será no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ (Rua do Passeio, 98 – Lapa) e a entrada é gratuita.

Na condução do conjunto instrumental e dos músicos estará Gabriel Dellatorre, regente assistente da Orquestra de Sopros da UFRJ, recém-aprovado no Concurso de Professor Substituto da Escola de Música e, também, o responsável pela revisão e transcrição da obra Carlos Gomes no frevo, que faz parte do programa desse concerto.

O solo da peça musical Zinha, de Pattápio Silva, caberá ao aclamado flautista Antônio Rocha, considerado por Altamiro Carrilho seu sucessor natural. Será ele também o solista da composição Meu sonho é você, de Altamiro Carrilho, que nesse concerto será executada em acordo à revisão e adaptação para a formação de orquestra de sopros, que foi realizada por Marcelo Jardim. Igualmente será de Antônio Rocha a regência da obra Antilhano, de Francisco Lucas Duchesne, com arranjo de Marcelo Jardim.

As demais obras que fazem parte do programa desse concerto, ou seja: Quebra-quebra minha gente, de Henrique Alves de Mesquita; Polca em Dó número 2, de Viriato Figueira; Tymburibá, de Francisco Braga; Tango Brasileiro, de Alexandre Levy; Saudades, saudades, de Ernesto Nazareth e Rosana, de Hudson Nogueira; serão interpretadas na versão para formação de bandas sinfônicas com arranjos de Emerson de Moraes.

Dia(s): 29 maio 2023

Local: Escola de Música (EM/UFRJ)
Rua do Passeio, 98, Rio de Janeiro, RJ, 20021-290, Centro

Período de inscrição: Não é necessária inscrição