Orquestra Sinfônica da UFRJ apresenta

No dia 17 de outubro, a Orquestra Sinfônica da UFRJ apresenta, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, a Sinfonia n° 4 – “Inextinguível”, de Carl Nielsen.

Considerada a obra mais dramática do compositor dinamarquês, foi escrita no período da Primeira Guerra Mundial e, entre as suas singularidades, traz uma batalha entre dois sets de tímpanos. Obra repleta de energia, espelha tanto o espírito de seu tempo, no qual a violência da guerra dividia a atenção com os fatos cotidianos, quanto a paixão do compositor pela música. Regência, André Cardoso

Em suas próprias palavras, ao explicar a sinfonia e o nome dado à ela, “(a música) é a vida, enquanto as outras artes apenas representam e parafraseiam a vida. A vida é indomável e inextinguível; a luta, a geração e o desperdício continuam hoje como ontem, amanhã como hoje, e tudo volta. Mais uma vez: a música é vida, e como ela é inextinguível”. A oportunidade é única, pois a obra é raramente executada no Rio de Janeiro.

O concerto traz ainda a Abertura Karelia, do finlandês Jean Sibelius, escrita no início de sua carreira e uma de suas mais populares peças, e a Fantasia Sul-América para clarineta e orquestra, de Cláudio Santoro. O solista será o clarinetista Márcio Costa, músico da OSUFRJ. Escrita por Santoro para todos os instrumentos orquestrais solo, além de piano e violão, por encomenda do Concurso Jovens Intérpretes da Música Brasileira, o compositor posteriormente criou uma parte orquestral para grupos de instrumentos, em diferentes versões que depois foram reunidas em sua Sinfonia nº 12.

A versão da Fantasia Sul-América para clarineta e orquestra é inédita e terá sua primeira audição no concerto.

A partitura foi editorada por Márcio Costa e André Cardoso a partir dos manuscritos originais do compositor, fornecidos por seu filho Alessandro Santoro, e será executada em comemoração ao centenário de Cláudio Santoro (1919-1989).

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRJ
Regência: André Cardoso

SALÃO LEOPOLDO MIGUEZ
17 de OUTUBRO DE 2019 – 19h