Orquestra Sinfônica da UFRJ – Concerto

Atividades Culturais e Espetáculos

No terceiro concerto da centésima temporada, a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) retorna ao formato de câmara para apresentar obras dos séculos XVIII e XX. Na primeira parte constam obras de dois dos maiores expoentes do Classicismo Musical, Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart. Haydn foi alcunhado como o ‘pai da sinfonia’. Apesar de ter sido consolidada por compositores da geração anterior, foi com Haydn que a forma se tornou a mais representativa manifestação da música orquestral. No catálogo de obras do compositor constam 104 sinfonias compostas ao longo da carreira como empregado em diferentes cortes austríacas ou, já na fase final de sua vida, como músico independente. A “Sinfonia n. 12” possui um pequeno efetivo instrumental, com oboés e trompas a 2 e mais um fagote, além das cordas, e seu formato em três movimentos revela uma obra composta para os espaços limitados dos salões. Se Haydn se destaca na forma sinfonia, Mozart foi quem elevou a forma concerto a um novo patamar na história da música. Escrever concertos visando um solista específico ou mesmo para dedicar a um amigo é hábito antigo, até hoje praticado. Não foi diferente nos concertos para trompa de Mozart, dedicados a Joseph Leutgeb (1732-1811). A peculiaridade do “Concerto para trompa n. 3 em Mib maior K447” está na instrumentação, para a qual o autor optou por um par de clarinetas ao invés dos tradicionais oboés. Já a segunda parte do concerto é dedicada à música do século XX, com compositores de dois períodos distintos. Karel Husa foi um dos mais importantes compositores tchecos. Nascido em 1921, estudou no Conservatório de Praga, prosseguindo os estudos em Paris com Arthur Honegger e Nadia Boulanger. Em 1954, Husa imigrou para os Estados Unidos onde se tornou professor da Universidade de Cornell. Sua obra mais conhecida, “Music for Prague 1968”, foi composta em memória das vítimas da invasão da Tchecoslováquia pelas tropas da União Soviética. Suas “Quatro Peças” foram compostas em 1955 e exploram com generosidade todos os naipes da orquestra de cordas, alternando momentos expressivos e rítmicos. O concerto finaliza com a “Brook Green Suíte”, de Gustav Holst, compositor inglês, lembrado em 2024 pelos 150 anos de nascimento. A obra foi composta em 1933, durante uma internação do compositor no hospital, onde morreria meses depois. Foi escrita para suas alunas da orquestra da Saint Paul’s Girls School. A regência desse concerto da OSUFRJ será alternada entre Glauco Fernandes e Daniel Oliveira, alunos do curso de Regência Orquestral da Escola de Música da UFRJ. Renato Seabra, trompista, será solista da obra de Mozart. A OSUFRJ tem direção artística do maestro André Cardoso.

Dia(s): 16 abr 2024

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

Período de inscrição: 16/04/2024