Outras escritas do ambiente acadêmico: redação de patentes

Debates e Encontros

No dia 15 de abril, às 14 horas, o Clube da Escrita irá conversar sobre as “Outras escritas do ambiente acadêmico: redação de patentes” com o físico da COPPE/UFRJ Rogério Filgueiras. O encontro terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Nosso convidado é membro do Comitê de Inovação da UFRJ, Doutor pelo Programa de Engenharia Nuclear da Coppe e Pós-graduado em Propriedade Intelectual pelo CEFET/RJ, participou da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa da UFRJ na Subcâmara Relação Universidade-Empresa, foi Coordenador Adjunto da Agência UFRJ de Inovação e um dos examinadores de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Embora tenha havido uma série de políticas públicas voltadas para o incentivo à proteção por propriedade industrial advinda de pesquisas e desenvolvimentos, patente ainda é um assunto pouco discutido na maioria das universidades brasileiras.
Além de debater o papel da produção da propriedade industrial e a escrita para inovação, a live vai esclarecer questões como: o que é um pedido de patente, por que solicitar uma patente, quando se preocupar com a propriedade industrial durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, de que forma e por quem o pedido de patente deve ser escrito.

Sabrina Dias de Oliveira, Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Processos Químicos e Bioquímicos (EBPQ) da Escola de Química e responsável pela análise de pedidos de proteção de processos e compostos químicos pelo sistema de patentes da Agência UFRJ de Inovação, irá atuar como mediadora do encontro.
O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Dia(s): 15 abr 2021

Local: