Parangolé da Cultura na Universidade

Acontece em 30 de junho, por conexão digital e em dois tempos, o segundo Parangolé da Cultura na Universidade de 2020.

O CCJE, por meio de sua Coordenação de Atividades Culturais, realiza, desde 2019, um colóquio designado como Parangolé da Cultura na Universidade que funciona, normalmente, em formato de Roda de Conversa. Nesse período de Pandemia, estamos realizando o evento por software livre, ou seja, por meio, digital.

O primeiro do ano ocorreu em 28 de maio e debateu os cruzamentos entre cultura e saúde com representantes de consulados gerais, docentes, pesquisadores e artistas.

No próximo, tematizaremos os espaços em que ocorrem as atividades culturais, com título “Espaços das Atividades Culturais nas Universidades – Ruas, Prédios, Encontros, Acervos, Memórias, Conhecimentos”, e consideraremos os lugares ocupados por essas ações e os possíveis atravessamentos com ensino, pesquisa e extensão.

Os convidados para esse Parangolé farão suas considerações em dois tempos.

O primeiro tempo se inicia às 13 horas, quando farão uso da palavra o docente Alexander Kellner – Diretor Museu Nacional/UFRJ; Paulo Catunda – Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis Universidade Estadual do Maranhão; o arquiteto Maurício de Castilho – Coordenador de Preservação de Imóveis Tombados da UFRJ; Letícia Dornelles, Presidente da Casa de Rui Barbosa; Marcelo Cunha – Coordenador do Mafro – UFBA e Beatriz Apocalypse – Grupo de Bonecos Giramundo/MG.

O segundo tempo se incia às 15:30 horas, quando farão uso da palavra a docente Cláudia Carvalho, diretora do SIMAP/UFRJ; Gustavo Ramos Ferreira, Coordenador de Política e Diversidade Cultural, da Pró-Reitoria de Cultura – PROCULT, da IFES Carri; Fabrício Fernandino, Coordenador do Centro Cultural da UFMG; Gleise Oliveira, Pesquisadora do CULT e Produtora do ENECULT – UFBA; Valéria Viana Labrea, docente Educação/UFRGS e Pedro Sanchez, docente Escola de Belas Artes/UFRJ.

Os dois tempos ocorrerão pelo link: bit.ly/ParangoleCultura

Como o Parangolé se mantém como espaço de trocas e conversas horizontais, convidamos a todos que se interessem pelo assunto e queiram receber certificação a se inscreverem pelo link: bit.ly/PerguntadoresParangole

Mais informações pelo e-mail atividadecultural@ccje.ufrj.br.

Dia(s): 30 jun 2020

Local: Evento Virtual