Pas de Deux ou Ménage à Trois? A Crítica Brasileira e o Romance Russo

Entrevistas e Palestras

Prezados,

Gostaríamos de convidá-los para a primeira conferência deste semestre do Ciclo Crítica e Romance: “Pas de Deux ou Ménage à Trois? A Crítica Brasileira e o Romance Russo”, em que o professor Bruno Barretto Gomide, da Universidade de São Paulo, apresentará algumas questões teóricas, metodológicas e historiográficas relativas à circulação, no Brasil, de textos literários escritos em língua russa: a mediação das línguas e culturas européias (sobretudo a francesa); as relações entre crítica e tradução; e a centralidade do fator político.

Barretto Gomide é professor Livre-Docente de Literatura e Cultura Russa na USP. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com estágio CAPES em Berkeley. Pós-doutorado na EHESS. Professor e pesquisador visitante no IMLI (Moscou), Púchkinski dom (S. Petersburgo), Harvard, Instituto Ibero-americano (Berlim) e nas Universidades de Glasgow e Londres. Pesquisador do CNPq desde 2012. Autor de, entre outros, Da estepe à caatinga: o romance russo no Brasil (Edusp 2011; prêmio Jabuti), Dostoiévski na Rua do Ouvidor: a literatura russa e o Estado Novo (Edusp 2018; prêmio da Biblioteca Nacional), Antologia do pensamento crítico russo (organizador, ed. 34 2013) e Nova antologia do conto russo (organizador, ed. 34, 2011). Tradutor de obras de Ossorguin, Peliévin, Khodassiévitch e Lívchits. Atualmente, prepara um estudo crítico e biográfico sobre Boris Schnaiderman.

A conferência do Professor Barretto Gomide ocorrerá no dia 11/05/2023, às 16h00, e será transmitida pelo canal no YouTube do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ (https://www.youtube.com/@letrasanglo-germanicasufrj9655).

Promovido pelo Departamento de Letras Anglo-Germânicas numa parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, o Ciclo recebe pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir questões teóricas, comparatistas, composicionais, históricas e historiográficas do romance, num exercício continuado de reflexão e escrutínio dos procedimentos de apreensão, análise e interpretação do gênero novelístico.

Ofereceremos certificados de participação para quem acompanhar a palestra ao vivo!

Dia(s): 11 maio 2023

Local:

Online: Pas de Deux ou Ménage à Trois? A crítica brasileira e o romance russo, por Bruno Barretto Gomide

Período de inscrição: Não há
Site: https://www.youtube.com/@letrasanglo-germanicasufrj9655