Pedro Amorim e Pedro Miranda trazem samba carioca para o Bossa Criativa

Pedro Amorim (bandolim, cavaquinho e violão) e Pedro Miranda (voz) se encontraram virtualmente para apresentar sambas clássicos e também autorais. O pocket show da dupla estreia nesta sexta-feira, 18h, no site do projeto (www.bossacriativa.art.br ).

Dois Pedros cariocas se juntaram virtualmente para tocar samba: um na Ilha de Paquetá, em plena Baía de Guanabara, outro na Gávea, Zona Sul do Rio. Registrado em vídeo, o encontro de Pedro Amorim (bandolim, cavaquinho e violão) e Pedro Miranda (voz e pandeiro) estreia nesta sexta-feira, 18h, no site do Bossa Criativa – Arte de Toda Gente. O projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

No repertório, clássicos de Zé Kéti, Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro e, também, músicas próprias, entremeadas por um bate papo sobre as trajetórias musicais, referências e influências. “Fiquei muito feliz pelo convite do Bossa Criativa”, diz Pedro Amorim. “Chamei meu xará e amigo, o excelente cantor, Pedrinho Miranda, pra dividirmos com o público um pouco do nosso trabalho. Que não pára: continuamos compondo, cantando, tocando, produzindo e divulgando cultura. A arte depende da criatividade, não só para nascer, mas também para ser difundida no meio social”, afirma.

Dupla carioca

Pedro Amorim tem no bandolim seu instrumento principal, mas também toca cavaquinho, banjo, violão e violão tenor e tem participado, como instrumentista e compositor, de discos e shows de muitos dos nossos mais significativos artistas. Sua discografia contempla a obra de compositores como Ernesto Nazareth, João Pernambuco, Luperce Miranda, Canhoto da Paraíba e Mauro Duarte; além de músicas próprias com o letrista Paulo César Pinheiro – seu parceiro mais constante. Ao longo de sua carreira, tem viajado pelo Brasil e pelo mundo, sempre tocando e divulgando a música brasileira, em especial o choro e o samba. Ele é um dos professores-fundadores da Escola Portátil de Música, que atende mais de mil alunos no Rio de Janeiro. Em 2017, lançou pela Engenho Produções o seu 10º álbum, o CD Voz Nagô, com afro sambas compostos em parceria com Paulo César Pinheiro.

Pedro Miranda é cantor, percussionista, ator e compositor. Craque nas divisões rítmicas, começou a cantar em rodas de samba nos anos 1990, em meio à revitalização da carioquíssima Lapa, e dali se projetou. Com sua voz de timbre único, seu pandeiro, humor e simpatia, já rodou o Brasil e o mundo. Seu terceiro álbum, Samba Original, recebeu o Prêmio da Música Brasileira 2017 na categoria Melhor Disco de Samba. Figura conhecida na cena musical do Rio de Janeiro, Pedro Miranda é o criador de eventos concorridos, como o Samba da Gávea, o Forró da Gávea, o Gávea Convida Coletivo Choro na Rua (realizado gratuitamente) e o Lapa-Gávea.

Roteiro do pocket show:

1. Qualidade de vida (Pedro Amorim)

2. Diz que fui por aí (Zé Kéti / Hortêncio Rocha)

3. Diz que eu também fui (Pedro Amorim)

4. Lenha na fogueira (Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro)

5. Vontade de sair (Cristóvão Bastos / Pedro Miranda)

6. Prece do Jangadeiro (Pedro Amorim)

7. Samba da Moreninha (Pedro Amorim)

O vídeo foi gravado em agosto de 2020, durante a pandemia. O roteiro e a gravação foram feitos pelos próprios artistas. A montagem e a edição ficou a cargo de Saulo Ligo e de Bruna Epiphanio.

O Projeto

Parceria entre a Funarte e a UFRJ – com curadoria da Escola de Música da Universidade –, o Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de “pocket shows”, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área Veja as informações completas no site do projeto. O Bossa Criativa integra o Programa Funarte de Toda Gente.

Dia(s): 11 set 2020 - 3 mar 2021

Local: