Pocket show de Bia Bedran no Bossa Criativa – Arte de toda gente

Bia Bedran canta e conta, a partir desta sexta, 7/8, no Bossa Criativa

Em pocket show que estreia nesta sexta-feira, 7/8, 18h, no Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, Bia Bedran usa sua voz, violão, percussão, bonecos e adereços para contar e cantar histórias. Projeto é parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música

Nesta sexta-feira, 7/8, 18h, estreia no site www.bossacriativa.art.br, Bia Bedran entra em cena com sua voz, violão, percussão, bonecos e adereços para contar e cantar histórias. Para seu pocket show, a artista preparou um roteiro em que pretende mostrar a essência do trabalho desenvolve há anos pelo Brasil afora, tendo como público tanto crianças, quanto educadores. Depois da estreia, o vídeo permanecerá no ar, como parte do acervo do projeto. Ainda este mês, a partir do dia 18, Bia estará também à frente da Oficina de Educação Musical, disponível no mesmo site. O Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – com curadoria de sua Escola de Música.

Nascida em Niterói, RJ, a cantora, compositora, atriz e escritora Bia Bedran é graduada em Musicoterapia e em Educação Artística, tem mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes e foi professora universitária. Em sua carreira, ela coleciona inúmeros espetáculos infantis – entre 1973 e 1983, foi a diretora musical do grupo Quintal Infantil –, 15 livros escritos para as crianças, 10 CDs e dois DVDs; sempre combinando o canto e a narrativa. Há mais de 35 anos, ela viaja o país para ministrar sua oficina A Arte de Cantar e Contar Histórias, destinada à formação de contadores de histórias para jovens e adultos.

No show Bia Canta e Conta, que preparou para o projeto, ela alterna canções de sua autoria com as histórias cantadas mais conhecidas por seu público, fazendo um verdadeiro passeio literário-musical por vários ritmos e gêneros musicais diferentes e letras poéticas e divertidas. A ideia, segundo ela, é que o show funcione como um grande abraço e que possa fazer bem. “O Bossa Criativa chega num momento muito delicado e vem promover importantes e necessárias ações de vários profissionais da arte e da educação”, diz a artista. “Estou muito feliz por participar e espero colaborar intensamente com o projeto, de modo a oferecer um olhar sobre a arte de cantar e contar histórias com foco na infância”, comenta.

Nesse sentido, tanto no show quanto na oficina que conduzirá a partir do dia 18/8, Bia pretende ressaltar a relevância da pesquisa de brincadeiras musicais e jogos infantis que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro. “É algo passado de geração a geração pela oralidade, e que aos poucos vai se perdendo”, diz ela. “Há muita riqueza nesse material e ela que não pode ser perdida de jeito nenhum. É memória, é história, é alegria, é musicalidade e inventividade popular. E é sobre tudo isso que tratarei no Bossa Criativa”, explica.

Serviço:

Pocket show e Oficina de Bia Bedran no Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente
Quando: disponíveis a partir de 7 (show) e 18 (oficina) de agosto de 2020.
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Atividades, ações e mais informações disponíveis no site www.bossacriativa.art.br
Informações sobre editais e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br