Pós-Graduação em Planejamento, Gestão e Controle de Obras Civis

A Construção Civil teve, durante séculos, características artesanais tanto na elaboração de projetos quanto na execução de obras. Os edifícios eram projetados e executados dentro de uma perspectiva de tempo muito diferente da qual vivemos hoje e as instalações complementares eram limitadas aos materiais naturalmente disponíveis, transformados pelas mãos de artesãos. A industrialização permitiu uma grande complexidade de instalações, assim como o uso de novos materiais, técnicas e tecnologias, reduzindo consideravelmente o tempo de execução das obras, numa sequência de produção cada vez melhor elaborada, exigindo um planejamento e fiscalização minuciosos. A elaboração dos projetos e o encadeamento na linha de produção de edifícios deveriam atender à melhor relação de custo-benefício, o que estimulou o desenvolvimento de técnicas específicas na elaboração de orçamentos mais precisos e na previsão de riscos. Também, o consumidor final tornou-se mais consciente de seus direitos, elevando o padrão de qualidade da obra; a questão ambiental, sob pena de sofrerem discriminação por desatenção aos requisitos de sustentabilidade e boa parte da mão de obra primária passou a ser terceirizada, gerando consequentemente uma relação jurídica diferente da existente há duas décadas. Todas estas modificações de parâmetros e partidos demandam profissionais mais completos, especializados em Planejamento.
O curso, organizado nos termos da Resolução CES-01/01 do Conselho Nacional de Educação, tem como principais objetivos a preparação de profissionais para atuação em diferentes áreas da Construção Civil: Construção Nova, Manutenção, Reabilitação e Restauração Predial. Discutir a importância da Gestão de Obras Públicas, destacando os procedimentos, as técnicas para sua implantação, a sistemática de trabalho e as responsabilidades e restrições impostas pela Lei de Licitações nº. 8.666/93. Treinar os profissionais de modo a que possam utilizar as ferramentas de Planejamento e Controle para diversos usos na Construção Civil. Capacitar profissionais das atividades de projeto, planejamento, orçamento, licitação/contrato, fiscalização e controle de obras e serviços em órgãos públicos, e em empresas particulares visando à qualidade, prazo e garantia dos serviços e à minimização de problemas na execução dos contratos. Capacitar profissionais de diferentes segmentos de negócios relacionados à Construção Civil, através da apresentação e discussão de conceitos sobre o Planejamento e Gerenciamento de Obras, aprimoramento das habilitações gerenciais e técnicas nas questões relevantes para esta área econômica.
Engenheiros, Arquitetos, Administradores e demais Profissionais com nível superior que atuem ou desejam atuar na área de Construção Civil e Gerenciamento de Projetos.
Serão ministrados conceitos teóricos baseados em casos reais do dia a dia dos profissionais em seu ambiente de trabalho, realização de exercícios e atividades de grupo dirigidas, apresentação de Seminários de curta duração e palestras com estudos de caso, de forma a permitir o intercâmbio de experiências referentes aos temas abordados ao longo do curso. O conceito de trabalho em equipe é praticado de forma intensiva e ao final do curso, será concebido um projeto final. Os alunos serão preparados para no final do curso realizar uma prova de certificação junto a entidades gestoras em Gerenciamento de Projetos.

Dia(s): 26 nov 2016

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ
Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, 21941-909

Período de inscrição: _