Privacidade de Informações Médicas

Todas pessoas podem ser lesadas pela divulgação de dados do seu prontuário, como a divulgação de uma doença grave, que pode levar o paciente a sofrer danos psicológicos ou até estigmatização, dependendo do seu diagnóstico. O tema, então, se impõe pela importância de refletir sobre privacidade a partir das informações médicas, uma vez que todos podem ser reféns; além disso, é uma tentativa inicial pelos limites entre informação pública e informação privada.

A palestra abordará sobre informação, comunicação e saúde, a partir da relação entre os direitos de privacidade dos pacientes e as questões éticas do profissional médico ao divulgar informações do paciente em novas plataformas digitais. Refletirá sobre o caso da ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex presidente Lula, que teve dados sigilosos de seu estado de saúde divulgados por uma rede de troca de mensagem instantânea e em seguida viralisou, chegando na grande imprensa.

Detalhes do evento:

Dia(s): 20 out 2017
Horário: 16h30 - 17h00

Local: Auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho)
Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Rio de Janeiro, RJ, 21941-916, Cidade Universitária

Categorias

Sem Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: Até 15/10/2017 ou no dia do evento
Site: www.caos.ufrj.br
Instituição responsável: UFRJ
Email do organizador: caos.organizacao@tic.ufrj.br
Telefone de contato: 39380704