Quarto Concerto da Temporada do Centenário da OSUFRJ

Atividades Culturais e Espetáculos

O quarto concerto da temporada da Orquestra Sinfônica da UFRJ é basicamente dedicado ao repertório da segunda metade do século XIX, com dois dos mais importantes compositores do chamado Romantismo Musical. Giuseppe Verdi é a principal figura da ópera italiana no período, autor de títulos encenados anualmente nos grandes teatros de todo o mundo. A ópera “Les Vêpres Siciliennes” foi composta para Paris, cidade onde estreou, na Academia Imperial de Música, em 1855. Segue o modelo francês em cinco atos, com a inclusão de um balé. A abertura é das mais extensas compostas por Verdi e das mais frequentemente executadas em concerto. Foi estruturada pelo compositor a partir dos principais temas da ópera, presentes na introdução e no ‘Allegro agitato’ que segue, com temas contrastantes, que preparam o ouvinte para os diferentes momentos dramáticos que perpassam toda a encenação. Cécile Chaminade foi uma importante compositora francesa que, ainda jovem, mostrou alguns de seus trabalhos a Georges Bizet, que a orientou na composição. Sua obra abrange o piano solo, canções, a música de câmara e orquestral. Dentre elas se destaca o “Concertino para flauta”, que, apesar de composto em 1902, ainda se enquadra na tradição romântica. É uma obra originalmente composta para flauta e piano e posteriormente orquestrada. Origina-se de uma encomenda do Conservatório de Paris para ser uma peça de exame para estudantes em final de curso e foi estruturado em movimento único, no qual se alternam diferentes andamentos. O tratamento da flauta é virtuosístico e o orquestral equilibrado e expressivo, qualidades que levaram a obra a ultrapassar os limites dos exames escolares e ganhar o repertório profissional. Foi dedicada a Paul Taffanel, então professor do instrumento no Conservatório de Paris. A “Sinfonia n. 1 em Dó menor op. 68” foi a obra de Brahms de mais longa gestação. Sentindo o peso de sua responsabilidade em abordar a forma sinfonia após o legado deixado por compositores como Beethoven, Schumann e Mendelssohn e em um momento histórico no qual o poema sinfônico lisztiano e o drama musical wagneriano ditavam as regras da música austro-germânica, Brahms levou mais de uma década para finalizá-la. Os primeiros esboços datam de 1862, mas a estreia só ocorreu em 1876, na cidade de Karlsruhe. Os modelos são evidentes: Beethoven na elaboração e no desenvolvimento temático e Schumann na forma. Sua primeira sinfonia se diferencia das demais por ser a única com introduções lentas, no primeiro e no quarto movimentos, além de um instrumento solo, o violino. Após o alívio da estreia, Brahms produziria imediatamente sua segunda sinfonia e mais duas, que constituem um dos grandes conjuntos de sinfonias produzidas no século XIX.
O concerto da OSUFRJ terá a regência do maestro André Cardoso, e obra de Chaminade terá como solista João Marcos Moreira, vencedor do concurso “Jovens Instrumentistas 2024”.

Dia(s): 16 maio 2024

Local: Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música/UFRJ)
Rua do Passeio, 98 - Lapa, Rio de Janeiro , RJ, 20021-290

Período de inscrição: 16/05/2024