Racismo e sexismo na cultura brasileira

Debates e Encontros

Racismo e sexismo na cultura brasileira: reflexões nas artes visuais a partir de Lélia González

Como as artes visuais atravessam diferentes vidas? Onde a sociedade tenta colocar os corpos negros? Como operam estes processos? A partir da reflexões tecidas por Lélia Gonzalez em “Racismo e sexismo na cultura brasileira”, proporemos uma construção coletiva de conhecimento através de análise de obras das artes visuais.

“Presenças: práticas artísticas(+)visuais indígenas e negras no Brasil” é um projeto de ensino, pesquisa e extensão do CAp UFRJ, que tem por objetivo realizar pesquisas sobre as práticas artísticas indígenas e negras no Brasil. Além disso, o projeto envolve debates, leituras e encontros abertos para a reflexão a respeito das questões relevantes para as relações étnico-raciais e as Artes Visuais.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral e é necessário fazer inscrição prévia. Serão emitidos certificados de participação.

Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/HEuX3ExxtWGsKKMJ8

Prazo de inscrições: 13 de dezembro às 14h
Data: 13 de dezembro de 2023 Horário: 14h
Duração: três horas
Local: Colégio de Aplicação da UFRJ (sede Lagoa). Rua J. J . Seabra, sem número – Lagoa, Rio de Janeiro, RJ.

Audiodescrição:
O Card apresenta fundo com faixas diagonais em dois tons de marrom e texto em diversas cores. De cima para baixo, se lê: coletivo de estudos, projeto de pesquisa e extensão Presenças: práticas artísticas (+) visuais indígenas e negras no Brasil. Logo abaixo, à esquerda, se lê: Racismo e sexismo na cultura Brasileira: reflexões nas artes visuais a partir de Lélia González. À direita vemos a ilustração de uma mulher negra sorrindo e atrás dela um fundo circular de diversos padrões e cores. Abaixo disto se lê 13 de dezembro, quarta-feira, Colégio de Aplicação da UFRJ, sede lagoa, Rua J. J. seabra sem número, lagoa, Rio de janeiro RJ, horário 14h. Evento aberto e gratuito, inscrição prévia obrigatória até 13 de dezembro. Na base do card estão os logos da UFRJ, EXTENSÃO UFRJ, CAP UFRJ e por fim a do coletivo PRESENÇAS. Crédito da imagem: Instituto Lélia Gonzalez.

Dia(s): 13 dez 2023

Local: Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ)
Rua José Joaquim Seabra, s/n - Lagoa, Rio de Janeiro, RJ, 22470-130

Período de inscrição: Até 14h de 13/12/2023