Rio de Janeiro e as Eleições de 2018

A última sessão do curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” do Colégio Brasileiro de Altos Estudos acontece no próximo dia 26. Com a presença das cientistas sociais Christina Vital e Angelina Peralva e do cientista político Jairo Nicolau, o debate de encerramento vai tratar das perspectivas para o estado após os resultados das eleições de 2018.

Angelina Peralva é doutora em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I e professora emérita da Universidade Toulouse Jean Jaurès. Possui como linha de pesquisa as relações entre violência e democracia, com pesquisas sobre racismo, juventude, bairros populares e periferias urbanas. Em 2001 publicou o livro “Violência e democracia – o paradoxo brasileiro”.

Christina Vital é doutora em Ciências Sociais pela UERJ e professora do Programa de pós-graduação em Cultura e Territorialidades da UFF. Estuda a atuação política dos neopentecostais e a relação do projeto político da IURD com os direitos das minorias. Entre suas principais publicações estão “Religião e Política: medos sociais, extremismo religioso e as eleições 2014” (2017), “Religião e Conflito” (2016) e “Religião e Política: Uma análise da participação de parlamentares evangélicos sobre o direito de mulheres e de LGBTs no Brasil” (2012).

Professor de Ciência Política da UFRJ, Jairo Nicolau é doutor em Ciência Política e Sociologia pelo IUPERJ. Reconhecido pesquisador na área de estudos eleitorais e partidos políticos, publicou, entre outros livros, “Eleições no Brasil: do Império aos dias atuais” (2012), “Sistemas Eleitorais” (2012) e “História do Voto no Brasil” (2002).

Realizado durante todo o segundo semestre de 2018, o curso “Rio de Janeiro: desafios e perspectivas” é coordenado por José Sérgio Leite Lopes e Carlos Vainer e oferecido a todos os cursos de pós-graduação da UFRJ. Nos debates, foram convidados professores de diversas áreas do conhecimento e ativistas com o objetivo de fazer uma ampla análise do Rio de Janeiro. Assim como as anteriores, essa última sessão é aberta a todo o público e acontece na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo.

Carregando mapa ....

Dia(s): 26/11/2018

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos
Avenida Rui Barbosa, 762 - Flamengo