Sábado da Ciência: Ataque, Defesa e Equilíbrio

Sábado da Ciência – Ataque, defesa e equilíbrio: uma viagem pelo sistema imune

Você já se perguntou como seu corpo faz para se defender das doenças? O que acontece no nosso organismo quando sofremos um leve corte no dedo? E quando comemos algo que nos causa uma reação alérgica?

cartaz_imuno-editada

Dentro do nosso corpo há diversas células e moléculas preparadas para reagir contra diferentes estímulos, que podem interferir no funcionamento do nosso organismo. Como esses componentes trabalham para manter o equilíbrio, permitindo que nos recuperemos de uma gripe, ou ainda que nem mesmo fiquemos doentes?

Se as perguntas acima instigaram a sua curiosidade, convidamos você a participar do último Sábado da Ciência deste ano promovido pelo Espaço Ciência Viva (ECV), que acontecerá no dia 26 de novembro, das 14h às 18h, “Ataque, defesa e equilíbrio: uma viagem pelo sistema imune”. O foco principal desse evento é a Imunidade – o que é e como funciona essa função que protege nosso organismo.

Os visitantes terão a oportunidade de participar de oficinas e módulos experimentais, fazer perguntas, discutir e tirar dúvidas sobre questões relacionadas à imunidade presentes no nosso dia a dia. O interesse e o envolvimento de todos os participantes criam um ambiente altamente favorável ao entrosamento entre mediadores do ECV, crianças, familiares e amigos, sempre em busca de informação de qualidade.

Entre as atividades programadas para crianças e adultos, será possível conhecer mais sobre vacinas e antisoros se divertindo com o  jogo para ver quem “alcança” a saúde em primeiro lugar. Será possível brincar com modelos de anticorpos e conhecer como eles podem nos ajudar. E também  observar células fagocitando (você sabe o que é isso?) corpos estranhos. Quem quiser poderá participar de uma  brincadeira diferente onde será possível “imitar” estas células com massa de modelar. Você já se perguntou por que ao comermos certos alimentos ficamos com a língua inchada ou com várias manchas vermelhas pelo corpo? Venha descobrir de uma forma lúdica mais sobre as alergias alimentares.

Haverá uma sala que simula um vaso sanguíneo gigante 3D, onde os visitantes poderão “se sentir” fluindo no sangue e conversar sobre seus constituintes, identificando moléculas encontradas em nossos glóbulos vermelhos. Além disso, vamos discutir como algumas células podem sair do sangue e chegar nos tecidos.

Vale lembrar que para participar de algumas oficinas, os visitantes precisam retirar senhas, que são distribuídas no início do evento. Por isso, é importante se informar assim que chegar ao museu.

Teremos ainda, às 16h30, a palestra “O sistema imunológico: é para nos defender ou é para quê?”, da professora do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, Vivian Rumjanek, que falará sobre como o sistema imune, o sistema nervoso e o sistema endócrino trabalham juntos para manter nosso equilíbrio global.

O evento conta com apoio da UFRJ, CNPq, Faperj e IFRJ.

Sábado da Ciência – Ataque, defesa e equilíbrio: uma viagem pelo sistema imune

Data: 26 de novembro de 2016

Horário: das 14h às 18h

Endereço: Av. Heitor Beltrão, 321, Tijuca

Valor: Gratuito

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 26/11/2016
Horário: 14:00 - 18:00

Local: Espaço Ciência Viva
Avenida Heitor Beltrão, nº 321, Praça Saens Peña, Tijuca.
Rio de Janeiro - RJ CEP 20550-000

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:Para participar de algumas oficinas, os visitantes precisam retirar senhas, que são distribuídas no início do evento. Por isso, é importante se informar assim que chegar ao museu.
Site: http://www.cienciaviva.org.br/artigo/ataque_defesa_e_equilibrio_uma_viagem_pelo_sistema_imune
Instituição responsável: UFRJ, CNPq, Faperj e IFRJ
Email do organizador:museu@cienciaviva.org.br
Telefone de contato: (21) 2204-0599

Comments are closed.