Sábado da Ciência: Luz, Cor e Vida

cartaz-a4luzcorvida-editada
Você sabe o que é a luz? Para quem quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, dia 24 de setembro, das 14h às 18h, o Espaço Ciência Viva (ECV) realizará o “Sábado da Ciência: Luz, Cor e Vida”. O público poderá descobrir e destrinchar esse tema tão presente no dia a dia de todos os seres vivos. Serão apresentadas oficinas e atividades interativas que trabalharão com os vários aspectos das luzes, suas cores e dos fenômenos vitais expressos por elas.
O Espaço Ciência Viva fica na Avenida Heitor Beltrão, 321, na Tijuca. O evento é gratuito e é voltado para crianças e adultos.
No evento, você aprenderá brincando o quanto a luz e a cor se complementam, dando origem às mais incríveis formas de vida. Veremos o quanto a cor é importante para a sobrevivência de animais e plantas: desde as cores do semáforo, que nos ajudam a locomover no caos das ruas da cidade, até os fenômenos físicos e químicos responsáveis, por exemplo, pela formação do arco-íris. Além disso, será possível entender um pouco mais sobre como o
nosso sistema visual é capaz de distinguir as cores e como elas são reconhecidas.
O evento contará com duas palestras. Às 15h30, o professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Ricardo Fagundes, falará sobre a Natureza da Luz e,às 16h30, o professor do Instituto Federal Rio de Janeiro (IFRJ), Hiram Araújo,profere a palestra “O que são as cores?”
 Todo último sábado do mês um evento temático diferente é apresentado ao público. De segunda a sexta-feira, o ECV organiza visitação para escolas e grupos mediante agendamento prévio. O Sábado da Ciência conta com o apoio do CNPq, FAPERJ, FIOCRUZ, IFRJ, PIBEX-UFRJ, UFF e UFRJ.

Dia(s): 24 set 2016

Local: Espaço Ciência Viva
Avenida Heitor Beltrão, nº 321, Praça Saens Peña, Tijuca., Rio de Janeiro, RJ, 20550-000

Valor: Gratuito.