Segundo dia de seminários “A Revolução em Imagens”

Decania do CFCH realiza o segundo dia de seminários sobre

a Revolução Russa

Palestrantes debaterão “A Revolução Russa e o mundo” e as “Perspectivas do socialismo contemporâneo”

A Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) promove, no próximo dia 21 de junho (quarta-feira), o segundo dia de seminários como parte da programação da exposição “A Revolução em Imagens”. O objetivo dos debates é refletir sobre os diferentes aspectos do processo revolucionário que influenciou os rumos do século XX. Na contemporaneidade, a questão que se coloca é de que maneira o legado daquele movimento de trabalhadores, intelectuais, artistas e demais atores sociais pode contribuir para a redefinição geopolítica no século XXI.

Serão realizadas duas mesas temáticas acerca da Revolução Russa de 1917, que contarão com a presença de professores, pesquisadores e especialistas sobre o tema. A primeira delas, realizada na parte da manhã, debaterá “A Revolução e o Mundo” e terá como palestrantes Marcelo Bráz (professor da Escola de Serviço Social da UFRJ), Carlos Eduardo Martins (sociólogo e professor de Economia Política Internacional da UFRJ), Eduardo Serra (pró-reitor de Graduação da UFRJ e integrante do Partido Comunista Brasileiro) e Vantuil Pereira (historiador e diretor do Nepp-DH/UFRJ). A mediação ficará a cargo do professor Ricardo Figueiredo de Castro, do IH-UFRJ.

A segunda, que acontece à tarde, terá como tema “Perspectivas do socialismo contemporâneo” e receberá como convidados Valério Arcary (historiador, escritor, militante político e professor aposentado do Instituto Federal de São Paulo) e Juliano Medeiros (historiador e doutor em Ciência Política). O mediador será o professor Marco Aurélio Santanna, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ.

Ambas as mesas acontecem no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo do prédio do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca. O evento é aberto ao público.

A Revolução em Imagens

A exposição “A Revolução em Imagens” acontece de 3 de maio a 28 de julho, no Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, localizado no 2º andar do prédio da Decania do CFCH. A mostra consiste na exposição de fotografias e cartazes e na exibição de filmes seguida de debates sobre a Revolução Russa de 1917. No acervo estão cerca de 30 imagens impressas, e cerca de outras 50 em mídias audiovisuais, sobre o tema.

São realizadas visitas guiadas com estudantes da rede estadual nos períodos da manhã e da tarde. Além da realização de dois seminários nos dias 7 e 21 de junho, em todas as “Quartas Vermelhas” acontecem sessões de filmes sobre a Revolução de 1917 seguidas de debates com especialistas e o público.

Além de buscar uma troca de saberes interdisciplinares entre diversas unidades da comunidade universitária, as atividades têm essencialmente um caráter extensionista por meio da interlocução com escolas de ensino médio, movimentos sociais e entidades de classe.

 

Serviço:

“Revolução em Imagens”
Data: de 3 de maio a 28 de julho.
Local: Prédio da Decania do CFCH (campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ).
Aberto ao público.

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 21/06/2017
Horário: 9:00 - 17:00

Local: Auditório Prof. Manoel Maurício de Albuquerque - Decania CFCH - Campus Praia Vermelha
R. Venceslau Brás, 71 - Botafogo ou Av. Pasteur, 250 fundos - Urca
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP 22290-240

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:pedrobarreto@cfch.ufrj.br
Site: www.cfch.ufrj.br
Instituição responsável: Decania
Email do organizador:pedrobarreto@cfch.ufrj.br
Telefone de contato: 2139385159

Comments are closed.