Semana de Comemoração dos 100 anos do CACO + Órfãos do Manel.

Em 1916, enquanto o mundo vivia sua primeira Guerra, 13 estudantes se uniam para criar o Grêmio Jurídico e Literário da então Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro.

Alguns anos depois, o Grêmio viria a ser intitulado Centro Acadêmico Cândido de Oliveira: o meu, o seu, o nosso CACO.

Em 100 anos a humanidade viu o mundo girar, parar e evoluir.

Em 100 anos a vida ganhou mais tempo de vida, o ser humano ganhou longevidade com o avanço da Medicina e da tecnologia.

Em 100 anos o ser humano foi à lua, o ser humano viveu mais uma guerra, o ser humano viu reinos crescerem e ruírem, o país retrocedeu, avançou e se repetiu.

Em 1916 a luta para viver e resistir era árdua e necessária.

Em 2016 a luta para viver e resistir permanece árdua e necessária.

Em 2016 o Centro Acadêmico Cândido de Oliveira, da Faculdade Nacional de Direito, celebra a luta e a vida em seu centenário.

Parte de muitas lutas e avanços em sua história, o CACO chega ao seu 100° aniversário com o anseio de ser protogonista nas próximas mudanças e avanços do país.

Por isso, o CACO te convida para celebrar a história e o futuro nesse seu centenário.

Uma semana com exposição, debate, convidados ilustres, um documentário com depoimentos de ex-diretores históricos, bolo (sim!) e, como não podia faltar, um ÓRFÃOS como você nunca viu:

SEMANA DO CENTENÁRIO DO CACO

× Segunda-feira | 30/05/16 ×

17h – Abertura da exposição CACO – 100 Anos de História, com fotos, documentos de todas as épocas do CACO, recortes de jornais e objetos importantes da resistência durante o período militar.

Convidados:

Ivan Proença – Ex-capitão da guarda presidencial responsável por impedir o massacre dos estudantes na FND durante o dia do Golpe, em 1º de abril de 64.

Victória Grabois – Uma das estudantes que se refugiava no CACO no dia do Golpe Militar salva pelo capitão Ivan Proença, hoje presidente do grupo Tortura Nunca Mais.

× Terça-feira | 31/05/16 ×

17h – Debate: O papel do movimento estudantil na educação brasileira.

Convidados:

Prof.ª Mariana Trotta
Prof.ª Sayonara Grillo
Representantes das escolas ocupadas no RJ.
Convidados a confirmar.

× Quarta-feira | 01/06/16 ×

18h – Devolução simbólica dos mandatos das diretorias do CACO cassadas pela ditadura em 64 e 65.
Mais informações: https://www.facebook.com/events/296835077314790/.

× Quinta-feira | 02/06/16 ×

17h30 – Exibição do documentário “CACO – 100 Anos de Resistência”, com depoimentos de ex-diretores do Centro Acadêmico, desde a década de 40 até hoje.

× Sexta-feira | 03/06/16 ×

16h30 – Reexibição do documentário

19h – Órfãos dos 100 anos, com a presença inédita do bloco Dinossauros Nacionais e outras surpresas!

Concederemos 3h complementares para quem comparecer a cada dia de evento (de segunda à quinta-feira) e 15h para quem comparecer a todos os dias.

Vamos resistir, lutar e celebrar os 100 anos de existência do CACO e construir mais 100 anos de luta e de mudanças!

Você fez e faz parte de toda a história gloriosa do CACO.

CACO 100 ANOS – GESTÃO DIREITO DE RESISTÊNCIA

Link do evento no Facebook: https://goo.gl/JEdvs3

Dia(s): 30 maio 2016 - 3 jun 2016
Horário: O dia inteiro

Local: Faculdade Nacional de Direito (FND/UFRJ)
Rua Moncorvo Filho, 8, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20211-340

Valor: Gratuito.
Período de inscrição: Não é necessário inscrição.
Site: http://cacofnd.com.br/.
Instituição responsável: UFRJ (FND).
Email do organizador: caconauta@gmail.com.
Telefone de contato: 3938-1017.