SEMINÁRIO DE EXTENSÃO: VARIEDADES DE CAPITALISMO

TITULO: VARIEDADES DE CAPITALISMO
Apresentações

– TRANSIÇÃO PARA ENERGIAS RENOVÁVEIS: ANÁLISE COMPARADA ENTRE BRASIL E ALEMANHA. Maria Bernadete Sarmiento Gutierrez, Pesquisadora do IPEA.

– CAPITALISMO, JUSTIFICATIVA E CRÍTICA: DE MAIO DE 68 A OCCUPY WALL STREET. Prof. Patricia Rivero (NEPP-DH/UFRJ), Discentes RI Karolina de Carvalho, Luiz Amandin (Curso de Relações Internacionais, IRID).

Debatedores:

Prof. Pedro Claudio Cunca – Coordenador do PPDH/NEPP-DH/UFRJ

Profa. Flávia Guerra Cavalcanti, Coordenadora do Curso de Relações Internacionais, IRID/CCJE/UFRJ

Esta atividade tem como objetivo compartilhar com a sociedade os resultados das atividades de pesquisa desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas Sociedade e Conhecimento (GPSOC). O público alvo são grupos sociais, trabalhadores profissionais e técnicos ou gestores de políticas públicas de divulgação de informação e de inovação tecnológica, como também estudantes de graduação, pós-graduação e membros da comunidade acadêmica em geral. Atende assim, ao critério de interdisciplinaridade destacado no Edital RUA. A ideia é que possam ser visualizadas algumas características do sistema de gestão do capitalismo informacional, cujo valor principal se baseia na geração de conhecimento. Propõe-se debater mecanismos institucionais diferentes para a implementação de energias renováveis em dois países de capitalismo diferenciado, como Alemanha e Brasil, e os modelos que deles emergem. Também tem o objetivo de debater os valores em destaque das empresas de telecomunicações. Esses valores são analisados à luz das teorias que tratam da reprodução do sistema capitalista, suas lógicas de justificação e absorção da crítica, assim como sua transformação. Analisam-se dois movimentos críticos ao capitalismo, Maio de 68 e Occupy Wall Street, para verificar até que ponto o capitalismo absorve a crítica ou ainda a crítica permanece ativa como elemento de transformação. O foco permanece nas mudanças na gestão do meio ambiente e no mercado de trabalho vinculadas às novas tecnologias e à desigualdade gerada na sociedade.

Detalhes do evento:


Carregando mapa ....

Dia(s): 04/10/2018
Horário: 18:00 - 21:00

Local: Auditório 2 andar, CFCH
Av. Pasteur, 250 - Urca, Campus Praia Vermelha
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP 22290-240

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:26/09/2018
Site: https://gpsoc.wordpress.com/
Instituição responsável: NEPP-DH/IRID/UFRJ
Email do organizador: gpsoc.ufrj@gmail.com
Telefone de contato: (21) 35984-420

Comments are closed.