Seminário I GPSOC: Inserção dos profissionais qualificados no mercado e perfil profissional das elites políticas no contexto internacional

chateau-logoe280934
Seminário aberto à comunidade acadêmica em geral, estudantes, docentes, funcionários, policy makers, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, onde serão expostos dois trabalhos de pesquisa sobre o tema da relação entre os detentores do conhecimento (profissionais, cientistas e técnicos qualificados).

• Apresentação do GPSOC e divulgação do blog.
  • Abertura do seminário: Professor Leonardo Valente, Coordenador do Curso de Relações Internacionais, é doutor em Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, pelo IESP/UERJ, professor do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (DCP/IFCS) e coordenador do Laboratório de Estudos Asiáticos (LEA/UFRJ).
  • Apresentação dos seguintes trabalhos: 1) “Conhecimento, Inovação e Desenvolvimento: O Brasil em perspectiva comparada”, apresentado pela Professora do NEPP-DH e do Curso de Relações Internacionais da UFRJ, Socióloga Patricia Rivero, em Junho deste ano no Congresso da Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE) na London School of Economics and Political Science em Londres; 2) “Evolução do Perfil Profissional de Deputados do PT e do PSDB no contexto do Cone Sul” pelo Professor Hugo Borsani, Cientista Político e Professor do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (LESCE) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política dessa universidade. Parte do trabalho do Prof. Borsani foi apresentado recentemente no 39º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) em Caxambú, MG, com o título “Ser governo ou oposição e os efeitos sobre o perfil dos legisladores: uma análise dos deputados do PT e do PSDB eleitos em 2002 e 2014”.

Dia(s): 4 dez 2015

Local: Auditório 2 andar, CFCH
Av. Pasteur, 250 - Urca, Campus Praia Vermelha, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 22290-240, Urca

Valor:
Período de inscrição: 30/11/2015 - 3/12/2015