Seminário sobre: Sinfonia de Fractais e Difusões Catastróficas

Sinfonia de Fractais e Difusões Catastróficas

Estruturas fractais apresentam respostas dinâmicas correlacionadas com as respectivas dimensões fracionárias. Pode-se construir a partir de uma determinada sequência de objetos com geometrias fractais uma sequência paralela de osciladores simples. Mostra-se que a sequência dos períodos dos respectivos osciladores revelam a dimensão fractal da geometria subjacente (Formam uma orquestra). A técnica pode ter aplicações importantes em sistemas naturais e permite a identificação experimental da geometria fracionária.

Difusão. Mostra-se que a partir de um modelo discreto chega-se a um processo difusivo com dois fluxos simultâneos com partículas pertencendo a dois estados de energia diferentes. O modelo sugere que haja migração de partículas entre os dois estados. Em processos em ambiente isolado, com entropia crescente, o modelo mostra que a velocidade de transferência do estado primário para o secundário é proporcional à entropia de Shannon.

Luiz Bevilacqua – Professor Emérito da UFRJ
Dia: 13/12 às 10 horas
Local: Auditório da Coppe (Centro de Tecnologia 2) – Rua Moniz Aragão, 360 – Bloco 1 – Térreo – Cidade Universitária.

Dia(s): 13 dez 2019

Local: Auditório da COPPE (CT2/UFRJ)
Rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, Térreo - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-594

Período de inscrição: Sem inscrição