Sérgio Sant’Anna – 80 anos

Sérgio Sant’Anna, (1941-2020), começou a lecionar na Escola de Comunicação da UFRJ em 1977, permanecendo até 1990, quando passou a dedicar-se inteiramente à literatura, atuando ainda como colunista nos principais jornais do Brasil. Venceu diversos prêmios, como Jabuti, Portugal Telecom, Biblioteca Nacional e Oceanos. Sua vasta obra, com mais de 16 títulos, entre poesia, romance e conto, foi traduzida para o alemão, o italiano, o francês e o tcheco, tendo sido adaptada também para o cinema e teatro.

O Seminário, que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2021, mais que uma homenagem aos 80 anos de nascimento do escritor, pretende divulgar sua obra, preservar sua memória e traçar um panorama sobre sua trajetória de vida, estimulando a reflexão sobre o exercício de sua escrita e o legado deixado, através de seus livros, adaptações teatrais e audiovisuais, depoimentos, entrevistas e ensinamentos.

Os objetivos principais do evento consistem em mapear a fortuna crítica, preservar a memória e fomentar a divulgação da obra do escritor Sérgio Sant’Anna. Além de reunir profissionais de diferentes segmentos acadêmicos, historiográfico, editorial, teatral, literário, jornalístico, audiovisual, destacando a contribuição de cada área de conhecimento para o enfoque e a importância da obra de Sérgio Sant’Anna, através da troca de saberes.

Realização: Escola de Comunicação (ECO) / UFRJ.
Apoio: Pró-Reitoria de Extensão (PR5) / União Brasileira de Escritores (UBE) / Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Dia(s): 25 out 2021 - 27 out 2021
Horário: O dia inteiro