Sinos apresenta José Staneck e Ingrid Barancoski no Teatro Dulcina, n

Atividades Culturais e Espetáculos

No dia 04 de maio, às 19h, no Teatro Dulcina, no Rio, o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos apresenta o gaitista José Staneck e a pianista Ingrid Barancoski, interpretando obras de Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim e Guerra-Peixe, entre outros. A récita é parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro e tem ingressos gratuitos, que podem ser obtidos antecipadamente por meio da plataforma virtual Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/httpsartedetodagentecombr), ou retirados na bilheteria do teatro. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Os Artistas

José Staneck é músico, concertista, mestre em música, produtor e editorador e faz de sua harmônica um instrumento de transformação. Reconhecido internacionalmente como um grande nome da música, ele desenvolve um estilo próprio, em que elementos tanto da música de concerto quanto da música brasileira e do jazz se fundem numa sonoridade marcante. Staneck trabalha também com inclusão cultural, atendendo a comunidades carentes e projetos sociais, levando o ensino de música através da gaita para crianças em diversos locais do Brasil. E atua com diferentes formações camerísticas e como solista de diversas orquestras sinfônicas brasileiras e internacionais.

Ingrid Barancoski é instrumentista, doutora em Artes Musicais, professora da UNIRIO e pesquisadora, atuando como pianista solo e de câmara, especialmente contemporânea. Já foi responsável pela estreia mundial de mais de 40 obras, sendo várias dedicadas a ela por renomados compositores brasileiros, como Almeida Prado, Ricardo Tacuchian, Roberto Victorio e Orlando Alves. Como solista, já tocou com orquestras como a Sinfônica da Cultura, Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais, Orquestra da Universidade do Arizona, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra Sinfônica da UNIRIO e Orquestra Sinfônica Nacional do Brasil, e, como musicista de câmara tem dividido o palco com músicos consagrados em apresentações no Brasil e no exterior.

O programa

Fantasia sobre o concerto para harmônica e orquestra – Villa-Lobos

Bolero – Tom Jobim (música dedicada ao Edu da Gaita – inédita)

Poema XV – Marlos Nobre

Sobre Rosas – Alexandre Schubert

Quatro Coisas – Guerra-Peixe

Canção e Dança – Radamés Gnattali

Tocatina – Marcos Lucas

Toledo – James Mood

Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ

O programa Arte de Toda Gente compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas a partir de 2020. São elas os projetos Bossa Criativa – Arte de Toda Gente (www.bossacriativa.art.br), Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovoolhar.art.br/).

Serviço:

Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente – com José Staneck e Ingrid Barancoski

Onde: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17 Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Telefone: (21) 2240 4879 (Próximo ao VLT e ao Metrô Cinelândia)

Quando: 04 de maio de 2022 às 19h (quarta-feira)

Ingressos: Entrada gratuita com ingressos disponíveis na plataforma Sympla

Os ingressos também podem ser retirados na bilheteria do teatro e estão sujeitos à lotação.

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br