Sociologia das escolas de samba do carnaval carioca

Este curso constitui-se em um aprofundamento bibliográfico sobre o amplo, plural e rico universo das escolas de samba do carnaval carioca.

Objetivo: Referenciando-se na ampla bibliografia produzida sobre o tema, o curso tem como objetivo refletir sobre os processos de nascimento, estruturação e afirmação das escolas de samba do carnaval carioca. Como instituições populares, de forte vinculação territorial, as agremiações são lócus de estudo privilegiado para se pensar questões políticas, econômicas e sociais nacionais.

Público-alvo: O curso é aberto a sambistas, pesquisadores e interessados em geral. Não há pré-requisitos.

Metodologia: Aulas expositivas dialogadas a partir de uma bibliografia indicada pelo professor. O objetivo é construir nas aulas um espaço democrático de reflexões amplas nos quais os textos sejam apenas pontos iniciais para alimentar os debates.

Aula 1 – 03/10: Abre-alas para a folia: apresentação do curso e do programa***
– Apresentação do professor e dos alunos.
– Justificativa do programa do curso e exposição da metodologia.
– Introdução.
***Esta aula de apresentação do curso, excepcionalmente, ocorrerá no período da manhã, entre 10 e 12h.

Aula 2 – 03/10: Os distintos carnavais cariocas: classe, raça e espacialidades
– Formas de se brincar o carnaval e sua relação de classe.
– Espaços distintos de manifestação carnavalesca na cidade.
– Relação entre raça e classe com as formas de organização carnavalesca.

Aula 3 – 10/10: Bumbumpraticumbumprugurundum: samba de sambar e desfilar
– O samba urbano do Estácio de Sá.
– Nascimento das escolas de samba.
– Os primeiros desfiles.

Aula 4 – 17/10: Escolas de samba e /é política: questão nacional
– Relações entre os sambistas e o poder público.
– Os temas nacionais nos desfiles; aproximação com o PCB.
– Turismo ou cultura?

Aula 5 – 24/10: Bambas e baluartes: personagens e lideranças
– Escolas de samba como projeto político intelectual.
– Lideranças comunitárias.
– Personagens

Aula 6 – 31/10: Carnaval carioca e a estrutura social: o desfile e a cidade
– O desfile como um ritual e o conflito como inerente a sociedade.
– Escolas de samba como microcosmo da cidade.

Aula 7 – 07/11: O bicho e o samba: o papel da contravenção
– Tempos românticos: paradigma de Natal da Portela.
– Modernização conservadora: cúpula entra em cena.
– LIESA: o carnaval espetáculo.

Aula 8 – 14/11: Primazia do visual: super escolas de samba e as super alegorias
– Revolução estética.
– Supervalorização do desfile e desvalorização do sambista.
– Escolas de samba como empresas.

Datas: 03/10, 10/10, 17/10, 24/10, 31/10, 07/11 e 14/11.

Horário: 14 às 16h com exceção da aula 1 que será das 10 às 12h.

Preço: R$ 150

– TODAS AS AULAS SERÃO GRAVADAS E DISPONIBILIZADAS POSTERIORMENTE AOS INSCRITOS.

BOLSAS: Haverá uma política de bolsas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) mediante carta justificando interesse no curso e necessidade da bolsa. Enviar para o e-mail: cursoescolasdesamba@gmail.com

CERTIFICADO: Serão concedidos certificados de curso livre aos concluintes com carga horária de 16 horas/aula pela PENSAMENTO SOCIAL DO SAMBA.

PROFESSOR: MAURO CORDEIRO DE OLIVEIRA JUNIOR – Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Mestre em Ciências Sociais pela PUC-Rio (2019) e graduado em Ciências Sociais pela UFRRJ (2016). Pesquisador Orientador do Observatório de Carnaval (UFRJ). Estudou a relação entre as escolas de samba e a prefeitura municipal na gestão Crivella, a partir do conflito instaurado com o corte da subvenção pública aos desfiles. Professor de Sociologia das redes pública e privada do Rio de Janeiro. Também atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Capes entre 2012 e 2013. Seu interesse e experiência de pesquisa situa-se na Antropologia com ênfase na cultura popular, sobretudo as suas manifestações afrodiaspóricas como o samba e as escolas de samba.

Dia(s): 24 out 2020 - 14 nov 2020

Local:

Online: https://www.sympla.com.br/sociologia-das-escolas-de-samba-do-carnaval-carioca---turma-extra__984166

Valor: A consultar
Período de inscrição: 10/02/2020
Site: https://www.sympla.com.br/sociologia-das-escolas-de-samba-do-carnaval-carioca---turma-extra__984166
Instituição responsável: PENSAMENTO SOCIAL DO SAMBA
Email do organizador: pensamentosocialdosamba@gmail.com