Território e Tecnologia na América Latina

O primeiro seminário internacional Território e Tecnologia na América Latina vai acontecer na segunda-feira, dia 18 de julho de 2022, de 9:30h às 12h!!

Nesta primeira edição, o foco será a apresentação de reflexões e experiências do Brasil e da Colômbia, de forma a buscar promover novos espaços de cooperação e intercâmbio, com o intuito de aprofundar o debate sobre a importância de novas práticas nos territórios, com base em um novo paradigma tecnológico.

Este evento é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da UFRJ (PPGTDS/Nides/UFRJ), o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP) e Estudos de Posgrado em Geografia da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (EPG/UPTC).

Expositores:

Carlos Fabio Castro Arias (UPTC) – Ordenamiento territorial en debate: técnicas y tecnologías

Fernanda Santos Araújo (NIDES/UFRJ) – A experiência de desenvolvimento territorial solidário no preventório: Projeto Urbelatam.

Júlio César Suzuki (PROLAM/USP) – Interdisciplinaridade na construção de diálogos acadêmicos na América Latina

Layssa Maia (NIDES/UFRJ) – Universidade e movimento social campesino: (re)construindo tecnologias de gestão do trabalho de produção e comercialização em territórios de reforma agrária no Rio de Janeiro.

Luciana Lago (NIDES/UFRJ) – Tecnologias sociais na politização de jovens do ensino médio

Rubin Ariel Huffington Rodriguez (UPTC) – Hábitat y habitalidad en la Isla de San Andrés

Valerin Saurith Lopez (UPTC) – ¿Anemia o wisïré? La producción del cuerpo des-nutrido y la territorialización de la dieta de las comunidades indígenas de Mitú (Vaupés, Amazonía)

Mediador: Felipe Addor – NIDES/UFRJ