UFRJ 68+50 – Histórias, memórias e verdade

Homenagear “quem foi de aço nos anos de chumbo”, como cantou a Estação Primeira de Mangueira na Sapucaí em 2019. Este é o objetivo da oitava curadoria do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, projeto da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). A exposição “UFRJ 68+50 – Histórias, Memórias e verdade” apresentará fotografias de professores, estudantes e técnico-administrativos da UFRJ que lutaram conta o autoritarismo, a repressão e a violência de Estado durante a ditadura civil-militar brasileira.

A inauguração acontece no dia 20 de março, quarta-feira, às 10h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo do prédio da Decania do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 205, fundos, Urca).

Quartas de memória

A programação também contará com as “Quartas de memória”, evento semanal que inclui debates, exibições de filmes e palestras com temáticas relativas aos tempos que, embora não se deseje reviver, é preciso recordar. As atividades acontecem sempre às 10h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque. Aberto ao público. Confira a programação abaixo:

03/04: Quartas de memória: debate “Comissão da Memória e Verdade UFRJ”.

17/04: Quartas de memória: debate “Reforma Universitária e a dissolução da FNFi”.

08/05: Quartas de memória: debate “Memória, Cultura e História”.

05/06 Quartas de memória: debate “História Oral: Marcas da Memória”.

Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ. É um projeto institucional de integração acadêmica da Decania do CFCH e credenciado no Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (Simap). Trata-se do primeiro espaço cultural da UFRJ inserido em Decania com a participação de todas as unidades deste Centro. Ele tem como objetivo promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais, através da articulação com movimentos da sociedade civil, numa perspectiva transdisciplinar, sobre temas contemporâneos que articulam ensino, pesquisa e extensão.

As atividades promovidas através deste projeto, realizadas com a participação das unidades e órgãos suplementares do CFCH e instituições parceiras, incluem seminários, rodas de conversa, debates com projeção de filmes, feira de livros, entre outras. O Espaço tem como público-alvo preferencial estudantes de escolas de educação básica das redes públicas, associações de moradores, estudantes de diferentes instituições de ensino superior, movimentos sociais, sindicatos, profissionais e gestores de políticas públicas, estando aberto à população em geral. Em suma, é um espaço formativo que potencializa as trocas entre os sujeitos e os saberes, promovendo maior integração entre a UFRJ e a sociedade.

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 20/03/2019
Horário: 10:00 - 14:00

Local: Auditório Prof. Manoel Maurício de Albuquerque - Decania CFCH - Campus Praia Vermelha
R. Venceslau Brás, 71 - Botafogo ou Av. Pasteur, 250 fundos - Urca
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP 22290-240

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:N/C
Site: www.cfch.ufrj.br
Instituição responsável: Decania CFCH
Email do organizador:ppbarreto@gmail.com
Telefone de contato: (21) 99367-1136

Comments are closed.