Universo acessível: educação inclusiva

Atividades Culturais e Espetáculos

De uma maneira geral, há diversos problemas no ensino de Ciências nos níveis Fundamental e Médio e isso se acentua no caso da Astronomia. Na Base Nacional Comum Curricular, a Astronomia já aparece desde o primeiro ano indo até o nono ano. Para pessoas cegas e com baixa visão, o ensino de Astronomia é ainda mais precário, pois carece de material específico, desenvolvido para suprir essa necessidade. Diante da escassez de materiais de Ciências na área de Astronomia e diante do crescente número de alunos cegos ou com baixa visão matriculados nas escolas regulares do país, o Universo Acessível tem enfoque na produção de recursos didáticos adaptados em diferentes formatos servindo de apoio para alunos do Ensino Fundamental com deficiência visual, buscando estimular o conhecimento acerca da Astronomia.

Nessa palestra apresentaremos alguns dos materiais produzidos por estudantes da UFRJ para serem utilizados em salas de aulas nas escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Qua | 20 | Jul | 19 h

Nosso encontro será quarta-feira pelo canal TV Valongo no Youtube, às 19h.

Lembrando que, não há necessidade de inscrição prévia.
É só acessar o canal no Youtube e aproveitar mais esta incrível palestra, na nossa edição On-line do Astronomia para Poetas.

Acompanhem nossos próximos eventos através das redes sociais do Observatório e do Astronomia para Poetas.

Basta procurar por:

@valongoufrj
No Instagram e Twitter

@astro.poetas21
No Instagram

Facebook/ValongoUFRJ
Facebook/Astronomia para Poetas
No Facebook

Créditos:

O Astronomia para Poetas é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ
Arte e edição: Carolina Coelho
Texto e adaptação: Sílvia Lorenz-Martins e Lucas dos Santos