V Jornada PROMUS

Nos  dias 25 e 26 de junho acontecerá a V Jornada PROMUS, um evento que tem o objetivo de divulgar produtos acadêmicos e artísticos relacionados à área das práticas interpretativas – um campo de investigação recente no cenário nacional e internacional das pesquisas acadêmicas em música.
O evento será realizado na Escola de Música da UFRJ, no Edifício Ventura Tower,  e no Centro Cultural Museu da Justiça, sendo este último parte integrante da Série Música no Palácio, pela parceria entre o CCMJ e a EM/UFRJ.
O fato de ser uma atividade essencialmente artística, com peculiaridades que a distingue das demais atividades acadêmicas, avança no desenvolvimento de formatos de apresentação que possam também organizar o produto das diversas metodologias de pesquisa, publicação e circulação de informações. .
DIA 25/JUN – terça-feira
de 10:00 às 10:30 e de 11:00 às 13:30
Apresentação de trabalhos
Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Tower
Av. Chile, 330 – 21o. andar
DIA 25/JUN – terça-feira
de 16:00 às 18:30 – Recital/Recital-conferência
de 19:00 às 20:45 – Recital
Rua Dom Manuel, 29
Centro, Rio de Janeiro
Telefones: (21) 3133-3368 | 3133-3548
26/JUN| quarta-feira
Escola de Música da UFRJ –
Ed. Ventura
de 8h às 10h30;  11h às 13h30; 15h às 18h (apresentações de trabalhos).
Gratuito

O Programa de Pós-graduação Profissional em Música da Escola de Música da UFRJ (PROMUS-UFRJ) foi aprovado pela Capes em novembro de 2015, em resposta à enorme demanda por um curso com o perfil de pesquisa aplicada, a partir de necessidades impostas pela realidade profissional do músico e professor atuantes na cidade e região Sudeste, já que o PROMUS é o primeiro Programa de pós-graduação profissional em música da Região Sudeste com suas respectivas Linhas de Pesquisa: Processos de Desenvolvimento Artístico e Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências.

O Curso de Mestrado Profissional em Música, foi homologado pela Portaria No 1.041, de 9 de setembro de 2016.  O curso é pioneiro na Região Sudeste em sua Área (Artes; Música; Práticas Interpretativas), tem por objetivo formar profissionais qualificados para o exercício das práticas avançadas em música – especialmente aquelas ligadas à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento artístico, científico e tecnológico e à docência, e destinados aos setores privado e público. Dentre os diversos perfis profissionais demandados pelo mundo do trabalho em música, destacam-se dois, que são oferecidos regularmente pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da EM/UFRJ-PROMUS desde o seu início em 2016: o artista/instrumentista/regente/cantor, e o professor de instrumento/regência/canto.

O PROMUS compartilha com o PPGM, Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ (mestrado e doutorados acadêmicos) os quatro núcleos integrantes do Laboratório de Práticas Interpretativas – Centro de Estudos dos Instrumentos de Sopro, Centro de Estudos Orquestrais, Núcleo Acorde (Núcleo Avançado de Arco e Cordas Dedilhadas), Laboratório de Cravo e Instrumentos Antigos, que também atendem aos Cursos de Graduação da Escola de Música da UFRJ. Esta integração, ao conectar também projetos de extensão com pesquisas aplicadas de interpretação de repertório brasileiro, gera resultados importantes para a formação dos alunos de Graduação.

O PROMUS já estabeleceu importantes acordos de cooperação nos níveis regional, com a Associação Orquestra Sinfônica de Barra Mansa; nacional, com a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; internacional, com a Academia de Música de Malmö, da Universidade de Lund (Suécia) e com a Escola Superior de Música de Genève (Suiça).

Também é responsável pelo programa de radio CONCERTOS UFRJ, que semanalmente apresenta a produção artistica do Programa e da EM na Rádio MEC-FM.

Dia(s): 25 jun 2019 - 26 jun 2019

Local: Escola de Música (EM/UFRJ)
Edifício Ventura Corporate Towers - Torre Leste - Avenida República do Chile, 330 - 21º andar, Rio de Janeiro, RJ, 20031-170, Centro

Período de inscrição: 00