VI Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária

A Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA) é um movimento que ocorre anualmente em diversos institutos e universidades do Brasil com objetivo de debater a importância da reforma agrária popular, bem como sua relação com a universidade. Esse ano, em sua sexta edição, ocorrerá, no Rio de Janeiro, entre os dias 25 de abril a 11 de maio.

O Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ), programa do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, que trabalha extensão, pesquisa e ensino nos campos da Tecnologia Social e Economia Solidária, está articulando três dias de atividades no CT, com exposições de fotos, vídeos e mesas redondas nos dias 07, 08 e 09 de maio.

• Roda de conversa “O que você sustenta quando se alimenta? O agro e suas possibilidades” – 7/5 às 9h30

A roda de conversa nos remete ao debate sobre o modelo atual de produção capitalista do agronegócio, trazendo uma reflexão sobre sua atuação no campo, que tem contribuído cada vez mais para segregação do agricultor e redução de sua qualidade de vida, além da necessidade de ações integradas, como a sensibilização da população e conscientização dos riscos e danos do agronegócio. A mesa também abordará como uma agricultura com princípios agroecológicos contribuiria não apenas para a produção mais limpa de alimentos, como também para proteção e regeneração dos meios naturais, na transformação da relação homem-natureza, na modificação das relações sociais e na distribuição de renda.

• Roda de conversa “O que a tecnologia tem a ver com a Reforma Agrária?” – 8/5 às 14h30

A roda de conversa “O que tecnologia tem a ver com reforma agrária?” apresentará algumas experiências que ilustram a importância da construção de tecnologias que sejam adequadas à realidade do campo e que sejam, também, desenvolvidas junto aos trabalhadores rurais, desde a concepção à implementação. Experiências de construção de métodos de gestão cooperativa, de formas de saneamento ecológico, de softwares para logística e comercialização, de energia alternativas, de máquinas adequadas às práticas da agricultura familiar são alguns dos exemplos de como a tecnologia produzida pela universidade pode estar, de fato, à serviço das demandas da sociedade.

• Roda de conversa “Do campo a cidade: os impactos do êxodo rural na cidade” – 9/5 às 9h30

No dia 09/05, às 14h30, a roda de conversa “Do campo a cidade: os impactos do êxodo rural na cidade” se dispõe a discutir as relações entre campo e cidade a partir do movimento de migração rural-urbana. Sabe-se que as ausências na garantia dos direitos básicos no campo geram até hoje o movimento de vinda para a cidade na busca desses direitos, ocasionando a urbanização desordenada e suas consequências. A luta do campo também é, dessa forma, a luta das cidades e, principalmente, a luta integrada pelas melhores condições de vida e autonomia dos trabalhadores.

• Roda de conversa “A criminalização e retirada de direitos na luta pela terra” – 9/5 às 14h30

A roda de conversa: “A criminalização e retirada de direitos na luta pela terra” visa contextualizar o cenário agrário atual e, a partir disso, discutir e debater como os movimentos sociais, principalmente aqueles que lutam diretamente pela democratização da terra e pela reforma agrária popular, são criminalizados pelo poder público e pelos meios de comunicação em massa. Além disso, a mesa propõe visibilizar os constantes ataques à democracia e aos movimentos populares e ressaltar como o reconhecimento e legitimação dos direitos da luta pela terra é uma preocupação que deve ser tanto do campo quanto da cidade.

Dia(s): 7 maio 2019 - 9 maio 2019

Local: Hall do bloco A – Centro de Tecnologia (CT/UFRJ)
Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Rio de Janeiro, RJ, 21945-970, Cidade Universitária

Período de inscrição: 05/09/2019