VI Seminário sobre Ecotoxicologia

A Comissão Organizadora convida a todos para participarem do IV Seminário sobre Ecotoxicologia, a ser realizado no NUPEM/UFRJ nos dias 10, 11 e 12 de novembro, sendo uma realização do Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia, NUPEM/UFRJ, Pro-IFF, Essentia Editora e Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense e Pós Graduação em Ciências Ambientais e Conservação do NUPEM/UFRJ.

A Ecotoxicologia é uma área do conhecimento interdisciplinar que visa avaliar os efeitos de substâncias químicas sobre os indivíduos, populações e comunidades, inclusive fornecendo indicadores biológicos de impactos ambientais para serem utilizados na preservação dos ecossistemas. A Ecotoxicologia se faz necessária em vista do crescimento socioeconômico estar associado à utilização de uma gama de substâncias químicas (esgoto doméstico, derivados de petróleo, pesticidas, metais, hormônios, remédios, entre outros) que são em muitos casos lançadas no ambiente podendo induzir a transformações desde em nível de indivíduo (bioquímica, embriologia, fisiologia, genética, reprodução, comportamento, entre outras) até de ecossistema, e que devem ser identificadas e entendidas através da Ecotoxicologia.

O Seminário sobre Ecotoxicologia teve em suas origens, a intenção de criar um ambiente de interação entre os grupos de pesquisa da região dos Lagos e Norte Fluminense. Porém nas ultimas edições pode-se observar a participação de prestigiados pesquisadores nacionais e internacionais fazendo com que este evento seja não somente uma oportunidade para os grupos regionais discutirem seus estudos, mas também se tornando cada vez mais um fórum nacional sobre o tema.

Dia(s): 10 set 2015 - 12 set 2015
Horário: O dia inteiro

Local: NUPEM
Av. São José do Barreto, 764 , Macaé, Rio de Janeiro, 27965-045