Visitação do Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética da Coppe/UFRJ

O Maglev-Cobra, trem de levitação magnética do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), voltou a operar no Campus do Fundão. As viagens são abertas ao público e acontecem todas as terças-feiras, das 11h às 15h. Os interessados em testar a tecnologia devem se dirigir à estação do Centro de Tecnologia da UFRJ, que fica no segundo andar do Bloco I-2000 (altura do Bloco H).

Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (LASUP) para ser uma alternativa de transporte em centros urbanos, o Maglev-Cobra é um veículo compacto e leve que se desloca silenciosamente sobre trilhos imantados, sem emitir poluentes. O trem levita sobre passarelas suspensas e, além de ser eficiente do ponto de vista ambiental, é economicamente vantajoso: o custo de implantação por quilômetro é de cerca de 1/3 do valor necessário para implantação de um metrô subterrâneo na mesma extensão. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lasup@dee.ufrj.br.

Mapa não está disponível

Dia(s): 28/08/2018

Local: Estação Maglev
Av. Athos da Silveira Ramos 149, Bloco I-148, Cidade Universitária, Ilha do Fundão