XV Encontro Sabores e Saberes- 15 anos de alimentação em foco

Debates e Encontros

Anualmente, desde 2009, o Instituto de Nutrição Josué de Castro/INJC da UFRJ em parceria com a Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Pró-reitoria de Gestão e Governança, oferecem o evento Encontro Sabores e Saberes, originalmente concebido como parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, criado pela Organização para Agricultura e Alimentação das Nações Unidas- FAO para marcar a luta contra a fome no mundo.

A edição 2023 terá caráter comemorativo pelas 15 edições realizadas, ininterruptamente, desde sua criação, resgatando os temas transversais que marcaram a programação ao longo dessa trajetória, tendo a segurança alimentar como fio condutor. O evento será realizado presencialmente e estão programadas atividades científicas em torno do tema Alimentação, com palestras, relatos de experiências, apresentação de trabalhos científicos e exposições acadêmicas. Será integrada à programação do evento, a feira agroecológica da UFRJ, com participação de agricultores familiares do interior do estado do RJ, parceiros das edições anteriores.

O evento, em sua série histórica, tem como escopo Diante do exposto, justifica-se a relevância do presente evento que contribui para promover um ambiente propicio para debates levando o público participante à reflexão sobre assuntos importantes relacionados à alimentação em suas dimensões sociais, culturais, ambientais, nutricionais e econômicas, na defesa do direito humano à alimentação adequada e no atendimento aos Objetivos do desenvolvimento Sustentável- ODS integrantes da agenda 2030 das Nações Unidas.

Síntese da programação
Dia 21/09/2023

13:30 h: Abertura dos trabalhos
14:00-15:00h: Palestra de abertura: “Segurança alimentar- da era Josué de Castro aos dias atuais”. Palestrante|: Dr. Renato Carvalheira do Nascimento
15:30h- Apresentação oral de trabalhos contemplados com menção honrosa
17:00h – Encerramento dos trabalhos do dia

Exposições acadêmicas
-Mostra Encontro Sabores e Saberes- 15 edições
-Projeto Horta do RU central da UFRJ- Exposição de PANC

Dia 22/09/2023
9:00 h as 12:00 h – Oficina culinária : Aproveitamento integral de alimentos
13:30h – Relatos de experiências: Segurança alimentar em foco
16:45h- Encerramento cultural: apresentação musical- Duo Ayá
17:30h: Encerramento do evento

Exposições acadêmicas
– Mostra Encontro Sabores e Saberes- 15 edições
– Café- Programa de extensão Transgarçonne

Lançamento do livro: Biodiversidade na promoção da alimentação saudável.

Local: Auditório Almir Fraga Valadares – Av Carlos Chagas Filho, 373, Edifício do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, bloco N, 2º andar, Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

As inscrições são gratuitas e o formulário para inscrições está disponível em https://forms.gle/hq8nKjnZn9BcopxJA
Sigam nossa rede social no Instagram para acompanhar as novidades http://www.instagram.com/saboresesaberesufrj

Dia(s): 21 set 2023 - 22 set 2023

Local: Auditório Professor Almir Fraga Valladares