XVI Colóquio Anual de Engenharia Química da UFRJ

Universidade empreendedora é tema de Colóquio de Engenharia Química promovido pela Coppe

banner-topo

coloquio-anual-de-engenharia-quimica

captura-de-tela-de-2016-10-24-14-54-58

mesa-redonda-03

Lançamento do Livro “Heterogeneous Catalysis and its Industrial Applications”, do Professor Emérito do PEQ, Martin Schmalcoloquio-02

mesa-redonda-3

“Universidade Empreendedora e Necessidade de Empreender” é o tema da 16ª edição do Colóquio Anual de Engenharia Química, que será realizado, de 25 a 27 de outubro, no Rio de Janeiro. Promovido pelo Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe/UFRJ, o evento reunirá cerca de 350 participantes brasileiros e estrangeiros. O objetivo é divulgar pesquisas e projetos desenvolvidos por pesquisadores e alunos, de mestrado e doutorado, e promover a troca de ideias entre representantes da academia e profissionais de empresas e indústrias. Aberto ao público e gratuito, o Colóquio será realizado, das 9h30 às 17h30, no auditório da Coppe, na sala G-122.

Com foco em inovação e empreendedorismo, o evento este ano é aberto à participação de alunos, pesquisadores e profissionais interessados no tema, independente da área de atuação. Segundo os organizadores, a crise impulsiona a busca por mudanças no país e a universidade propicia um ambiente favorável à inovação tecnológica e ao empreendedorismo.

Coordenado pelos professores da Coppe José Carlos Pinto e Tito Lívio Alves, e organizado pelos alunos Fábio Cavalcanti, Guilherme Cassol , Marcel Martins, Débora Micheline e Tahyná Fontoura, o Colóquio inclui em sua programação quatro palestras, duas mesas-redondas e três minicursos.

Durante o evento serão oferecidos três minicursos sobre “Empreendedorismo e Impressão 3D”; “Statistica aplicado a problemas de engenharia”; “Saúde mental e Inovação.

As palestras abordarão os temas “Parques tecnológicos e ecossistemas de inovação; “A trajetória de inovação da empresa de biotecnologia BR3”; “O papel estratégico da Fiocruz e gestão de startups”. Participarão das mesas redondas representantes de governo, de empresas e de universidades. Também será promovido workshop com empresas.

Dentre os palestrantes estão Bruno Gomes, diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); o presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Augusto Raupp; a CEO da Dermage, Ilana Braun; o diretor da Coppe, professor Edson Watanabe; o dono da CBPAK Tecnologia, Cláudio Rocha Mattos; o sócio fundador e diretor da BR3, Rodrigo Perez; Ricardo Michel, professor do Instituto de Macromoléculas (IMA/UFRJ) e do Instituto de Química (IQ/UFRJ); Mario Salerno, coordenador do Laboratório de Gestão da Inovação da Escola Politécnica (Poli/USP); e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ); entre outros.

O evento conta o apoio das empresas Braskem, Halliburton e Radix. Confira a programação completa no site: http://coloquio.peq.coppe.ufrj.br/index.php/programacao-evento.

Dia(s): 25 out 2016 - 27 out 2016

Local: Auditório G-122 (Coppe/UFRJ)
Avenida Horácio Macedo, 2030, sala 122 - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - Centro de Tecnologia - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-914

Período de inscrição: Inscrições no site: http://coloquio.peq.coppe.ufrj.br/index.php/inscricao-xvi