200 anos de Marx A crítica da economia política no século XXI

O Núcleo de Filosofia Francesa Contemporânea, PPG-Filosofia (NuFFC/UFRJ) promove em 28/8 o evento 200 anos de Marx A crítica da economia política no século XXI  para comemorar o bicentenário de Karl Marx. Seu legado, ora reclamado ora criticado, ainda pauta muito de nossa política contemporânea.

Por isso mesmo, cabe à Universidade avocar a si a tarefa de fazê-lo contemporâneo, de indagar, a partir de nosso tempo presente, em que medida (ou melhor, em quais) sua vasta produção teórica tem a potência de iluminar nossas questões. Em meio a comemorações e a vaga de reportagens mundo afora, sabe-se que as obras completas de Marx e Engels ainda não foram totalmente publicadas – o que por si só deveria reavivar o ânimo de pesquisadores e militantes. Todavia, talvez tal fato aponte para um desconhecimento de fundo que paira por sobre as citações e evocações do nome próprio.

Distinto de grife, ele mesmo confessara ao genro, Lafargue, não se considerar um marxista. Fazer da teoria de Marx algo “intempestivo”, para parafrasear o título de obra de Daniel Bensaïd, implica em trazer à mesa os marxismos, no plural, como argumentou Derrida. O que é o propalado “corte epistemológico”? Quando ocorreu? Seria sua natureza política? A questão da ideologia pode ser analisada com o princípio da consciência? Como se dá a exploração do trabalhador nas atuais configurações do capitalismo? As reivindicações específicas dos diversos movimentos sociais ainda encontram no legado de Marx algum apoio teórico? O que seria uma esquerda não ou pós-marxista? Essas e tantas outras indagações povoarão nosso encontro.

O NuFFC retomará alguns desses debates, candentes tanto na recente história da filosofia francesa quanto, de modo mais amplo, no que tange a diversos espectros da cultura hoje. De Althusser às teorias sobre o acontecimento, passando pelo biopoder, a recepção de Marx em solo francês alimenta o pensamento crítico, o que justifica o interesse na promoção dessa atividade.

Para saber mais sobre a programação acesse a página do evento.

Dia(s): 20 ago 2018

Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)
Largo São Francisco de Paula, 1, sala 308, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20051-070

Período de inscrição: 20/08/2018