2º Workshop Criação de ABELHA SEM FERRÃO (OFICINA DE ISCA)

O II Workshop será oferecido pelos doutorandos do IPPN/UFRJ Raiane dos Santos Lima e Leonardo Melo de Lima, com participação do técnico do ETU Luis Felipe Coutinho Corrêa Alves, do graduando de designer da PUC-Rio Jhonathan Christopher de Almeida Lima e do Professor Fernando Cotinguiba do IPPN/UFRJ.

O II workshop focará nas principais etapas na confecção de iscas para captura de abelhas sem ferrão (preparo de atrativo, instalação adequada, identificação do local provável para captura, defesa da isca, período para instalação e ferramentas para monitoramento das iscas).

Atividades práticas:

• CONFECÇÃO DE ISCA (Uma isca será doada ao horto e a outra ficará com o participante)
  • Observação dos bicos das abelhas jataí (Tetragonisca angustula) e mirim (Plebeia droryana)
  • Sorteio de atrativo.

*  Necessário trazer 2 garrafas PET 2L (limpas), folhas de jornal, 2 sacolas de lixo Pretas e fita adesiva.

A meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) pode ser um excelente lazer para adultos e crianças sem oferecer perigo. Além disso, é extremamente importante para a preservação das espécies nativas.

As abelhas são excelentes polinizadores, dessa forma conservam a biodiversidade como um todo.

Os públicos-alvos serão os funcionários, alunos internos e externos da UFRJ.

As inscrições  serão realizadas pelos  e-mail workshophortoufrj@gmail.com ou pelo tel (21) 969898944 (WhatsApp)

credenciamento de 8 às 9 horas, seguido do workshop de 9 às 12 horas

Dia(s): 13 set 2019

Local: Horto Universitário