2o Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do RJ

O Estado do Rio de Janeiro conta atualmente com 17 Programas de Pós-Graduação (PPGs) vinculados à área de Ensino (área 46) da CAPES. Por meio da formação de mestrxs e de doutorxs, do desenvolvimento de projetos de pesquisa e de produtos educacionais inovadores, e de ações em colaboração com professorxs da escola básica, esses Programas têm contribuído de forma signi cativa com a produção de conhecimento na área e com a qualidade da educação básica e da formação de professorxs no Brasil. Diversos desa os em comum são enfrentados pelos Programas da área de Ensino, no que diz respeito tanto às questões inerentes às atividades de pesquisa e de ensino de pós- graduação no país, como às especi cidades epistemológicas e políticas da própria área – especialmente frente ao quadro imposto pela atual conjuntura brasileira.

O reconhecimento de que a construção coletiva de vínculos acadêmicos e políticos mais consolidados e regulares entre os PPGs da área de Ensino do Estado do Rio de Janeiro pode não apenas fortalecer o enfrentamento de desa os em comum, como também potencializar a produção cientí ca e educacional de grupos de pesquisa vinculados a esses PPGs, levou à criação do Fórum dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro e à promoção do 1o Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro, realizado em 22 e 23 de setembro de 2016.

Em continuidade a essas iniciativas, temos o prazer de convidar para o 2o Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro – WPPGERJ 2, a se realizar no Campus do Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 18 e 19 de outubro de 2017. O WPPGERJ 2 será destinado a docentes e a discentes dos Programas de Pós-Graduação da área de Ensino de instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro, e terá como tema central:

Formação de professores como campo de pesquisa e como campo de ação:

Para que Escola? Escola para quem?

Dia(s): 18 out 2017 - 19 out 2017
Horário: O dia inteiro

Local: Salão Nobre da Decania do CCMN/UFRJ
Av Athos da Silveira Ramos, 274 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941-916, Cidade Universitária