A Universidade é para todxs?

O Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde inicia o XXIII Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica com a pergunta:A Universidade é para todxs? O seminário marca o início do ano acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) da UFRJ. A atividade será realizada no dia 12 de março, das 10h30 às 12h, na sala A1-11, no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Não é necessário fazer inscrição prévia. O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores, professores da Educação Básica e demais interessados (as) nessa discussão.

Em pouco mais de duas décadas, a universidade pública tornou-se mais plural ao receber jovens das periferias da cidade, negros, LGBTs, pessoas com deficiências, indígenas, quilombolas e etc. Mas as desigualdades para permanecer e concluir o curso são tão desafiadoras quanto a entrada na universidade. Segundo o relatório Education at Glance (OCD,2018), o Brasil é o quarto pior país no acesso ao Ensino Superior. Apesar dos avanços, a academia ainda é para a elite.

A relação entre universidade e equidade será debatida pelo biólogo e professor da Faculdade de Educação da UFRJ Thiago Ranieri, pela coordenadora do PPPGECS/UFRJ Cristina Vermelho e pela educadora popular Marcelle Decothé, mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH/UFRJ) e integrante do Fórum da Juventude. A mediação será feita por Florence Brasil, pedagoga, coordenadora de Acessibilidade e Inclusão CCS/UFRJ e doutoranda do Nutes.

Haverá emissão de certificado para os participantes que necessitarem de comprovação de carga horária. Mais informações: seminarios@nutes.ufrj.br.

Estudantes de graduação da UFRJ interessados(as) em creditação de horas de extensão devem se inscrever neste endereço: https://bit.ly/2EoVG8M

O XXIII Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes/UFRJ, com periodicidade mensal.

Dia(s): 12/03/2019

Local: NUTES
Av. Carlos Chagas Filho, 373, Bloco A, Sala 11
Rio de Janeiro - RJ CEP 21949-902