Estética Negra e Novas Narrativas na EBA-UFRJ

Afrorresistências: Estética Negra e Novas Narrativas é um evento aberto que ocorrerá de 11 a 13 de maio de 2016, na Escola de Belas Artes da UFRJ, e busca congregar estudantes, artistas, educadores, mestres, portadores dos diversos saberes da cultura negra, promover debates, trabalhos acadêmicos e organizar uma mostra coletiva de arte.

Afrorresistências, para nós, é o acúmulo presente da consciência imemorial vivida pelos corpos negros até hoje. Queremos fortalecer conexões com os conhecimentos e tradições – que resistem e re-existem- da diáspora africana à resistência dos povos nativos de nosso continente americano, estabelecer um espaço de diálogo e trocas, nos fortalecer.

Afroresistências

O que propomos surge como nova demanda no contexto da recente entrada de estudantes negros e indígenas, periféricos e pobres na universidade, uma instituição historicamente excludente, que agora se converte em espaço de disputa e resistência diária. Por isso, vale questionar: qual o lugar do conhecimento não eurocêntrico na trajetória de 200 anos da Escola de Belas Artes? Qual será o impacto deste novo protagonismo na produção historiográfica e estética acadêmica? Arte que fazemos é para que (m)?

Da arte consagrada nos Axés dos Terreiros ancestrais, nas ladainhas, nos cantos indígenas, nas mãos e vozes dos Babá-eguns, das saias rodadas do coco, jongo, carimbó e maracatu, dos corpos torneados pelo aprendizado da capoeira, da produção cinematográfica de Pernambuco e da Baixada Fluminense, dos gritos de expressão nos muros da cidade, como o piche e o grafite, da produção contemporânea oriunda das diversas quebradas do Brasil: um encontro. Vem pra roda!

Inscrições de trabalhos acadêmicos e artísticos até 24/03!

Dia(s): 11/05/2016 - 13/05/2016

Local: Escola de Belas Artes da UFRJ
Av. Pedro Calmon, 550, 7º andar, Cidade Universitária, Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ CEP 21.941-901

Valor: Gratuito.
Período de inscrição:Inscrições através do site: http://afroresistencias.wix.com/afroresistencias#!blank/c1vwf.
Site: http://afroresistencias.wix.com/afroresistencias.
Instituição responsável: UFRJ (EBA).
Email do organizador:afroresistenciasebaufrj@gmail.com.
Telefone de contato: Não foi informado