Arquitetura Popular Portuguesa: uma Relação com o Brasil Colonial

cursos set

O curso vai ser ministrado no período de 14/09 a 26 de outubro, com acesso ao certificado para participantes com até 75% de presença. A inscrição pode ser realizada através do e-mail: cea.ufrj@gmail.com.

O curso tem como objetivo a abordagem da arquitetura popular portuguesa de diferentes regiões de Portugal do ponto de vista geográfico, geológico e demográfico e a influência das suas características nos fatores de distribuição, de crescimento e do modo de vida da população. Serão apresentadas a arquitetura popular de Norte, do litoral ao interior; Sul, da região centro-litoral, da região do Alentejo e  Algarve, através de estruturas de povoamento, dos tipos de edificações relacionadas à produção e das cores dominantes utilizadas nas construções. Pretende-se demonstrar, também, como os elementos  da herança romana e islamo-árabe contribuíram para concepção dos tipos de povoação, arruamentos, tipos de habitação, arquitetura de produção agrícola, arquitetura religiosa e as cores dominantes.

Dia(s): 14/09/2016 - 26/10/2016

Local: Auditório Archimedes Memória (FAU/UFRJ)
Av. Pedro Calmon, 550, 3º andar, Prédio da Reitoria - Cidade Universitária
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP 21941-901

Valor: R$ 75,00
Período de inscrição:Até o dia 09 de Setembro. A inscrição pode ser realizada através do e-mail: cea.ufrj@gmail.com.
Site: www.uega.org
Instituição responsável: UFRJ (Faculdade de Letras/ Associação dos Estudantes Guineenses e Centro de Estudos Africanos)
Email do organizador:cea.ufrj@gmail.com