Cine Fundão apresenta 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Exposições, Mostras e Lançamentos

O Cine Fundão é o cineclube da EBA, e neste mês será um dos pontos de exibição da Mostra Difusão, uma das atrações da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos.

Tendo representantes das cinco regiões do país, os filmes abordam direitos de negros, mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+, dentro das pautas da 13ª Mostra, que é dividida em quatro programas.

No dia 10/04 às 13:30, vamos exibir dois curtas-metragens do programa “Raízes”, em que a pesquisa de memórias ancestrais é estratégia de criação. Para além da denúncia do racismo, de tentativas de extermínio e do capacitismo, seus autores procuram valorizar conquistas e inventar novas realidades com e nos filmes.

Travessia (2017) da realizadora baiana Safira Moreira, investe na força da imagem fixa como disparadora dos processos de memória, condensando o passado de escravidão, as persistências do racismo e a construção de novas narrativas mais alentadoras.

E Mãri Hi – A árvore do sonho (2023), de Morzaniel Ɨramari, oferece uma experiência onírica, conduzida pelo xamã Davi Kopenawa: o filme nos estimula a prestar mais atenção em nossos sonhos, nos quais nossos antepassados e pessoas de quem nos distanciamos conseguem fazer-se presentes.

No dia 12/04 às 13:00 exibiremos no programa Homenagem o longa-metragem – A bolsa ou a Vida (2021) dirigido e produzido produzido pelo cineasta Silvio Tendler, que tem uma consistente obra e compromisso com o cinema histórico e político.
O filme aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e nos faz refletir sobre a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade.

A programação pode ser acompanhada pelo Instagram:

Dia: 10.04.24 às 13:30hrs
Dia 12.04.24 às 13:00hrs

Local: EBA- UFRJ Auditório 614 (6º andar)
Prédio JMM – ILHA DO FUNDÃO

Dia(s): 10 abr 2024 - 12 abr 2024

Local: Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) – Sala 614
Av. Pedro Calmon, 550 - Edifício Jorge Machado Moreira, Rio de Janeiro, RJ, 22410-001, Cidade Universitária

Período de inscrição: Não é necessário inscrição
Site: https://www.instagram.com/cinefundao?igsh=c2tkNnpqZWJ1bDMx&utm_source=qr
Instituição responsável: Cine Fundão