Conhecendo a UFRJ – Edição 2016

O Conhecendo a UFRJ é um evento em que estudantes podem conhecer em detalhes os mais de 60 cursos de graduação da universidade. A edição 2016 acontece nos dias 21 e 22 de setembro na Cidade Universitária.13895481_1073485572688098_4572265333918085444_n

As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 25 de agosto. Podem participar do evento escolas públicas e particulares de ensino médio e cursos preparatórios para o acesso ao ensino superior. A inscrição é realizada pelo/a dirigente da instituição de ensino (não há inscrições individuais), exclusivamente pela página: www.pr5.ufrj.br/conhecendo. Cada escola pode trazer de 20 a 80 estudantes. Para cada 20 participantes, a escola deve indicar um profissional que se responsabilize e acompanhe o grupo durante a participação no evento.

O deslocamento do grupo até o local do evento é de responsabilidade de cada instituição inscrita. Por questões de segurançapedimos que todos/as os/as estudantes venham uniformizados/as. Como parte das atividades acontece em espaços com pisos sensíveis, recomendamos que as pessoas usem tênis ou calçados leves.

O Conhecendo a UFRJ acontece anualmente, em geral no segundo semestre. A mesma programação se repete em dois dias consecutivos (para permitir a participação de mais estudantes). No evento, são apresentados ao público todos os cursos de graduação oferecidos pela UFRJ.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Escola de Educação Física e Desportos  – Avenida Carlos Chagas Filho, 540

Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro.

CREDENCIAMENTO

Das 7h às 8h30 as instituições de ensino realizam o credenciamento do seu grupo de estudantes e profissionais para ter acesso à área do evento. Cada visitante recebe a programação completa e uma pulseira de identificação. O deslocamento do grupo até o local do evento é de responsabilidade de cada instituição inscrita. Por questões de segurança pedimos que todos/as os/as estudantes venham uniformizados/as. Como parte das atividades acontece em espaços com pisos sensíveis, recomendamos que as pessoas usem tênis ou calçados leves.

ABERTURA

O evento começa às 8h30, com uma cerimônia de abertura e uma palestra sobre as formas de acesso à universidade e as políticas de permanência.

PALESTRAS

Das 10h às 17h, coordenadores/as e professores/as de graduação se revezam em oito espaços, apresentando seus cursos e respondendo às perguntas dos/as visitantes. A ideia é trazer informações sobre o currículo do curso, possibilidades de atuação nas áreas de pesquisa e extensão, além de discutir o perfil profissional e as possibilidades de atuação no mundo do trabalho, permitindo uma visão mais ampla da formação e da carreira.

ESTANDES

Em estandes dedicados aos cursos de graduação o visitante pode conversar com estudantes da universidade e ter contato com várias informações sobre os cursos específicos, através de fotos, vídeos, apresentações de trabalhos práticos e do diálogo direto.

ATIVIDADES CULTURAIS

As apresentações culturais são realizadas pelos estudantes de graduação, de pós-graduação, docentes e técnico-administrativos que compões os grupos institucionais de dança, teatro e música, como uma pequena amostra sobre o que a universidade produz na área da cultura. Assim, o visitante pode ter uma ideia do tipo de produção e dos métodos empregados pelos cursos de artes da UFRJ.

OFICINAS PARA THE (Teste de Habilidade Específica)

Essa oficina é coordenada por docentes e estudantes de graduação do curso de Programação Visual.

A repercussão da oficina de THE foi excelente e apresentou-se com uma das atrações  preferidas de 2014. Todas as sessões estiveram lotadas.

São mais de 10 mil vagas! Mobilize sua escola! Mobilize seus estudantes! Venha conhecer a maior universidade federal do país. Essa universidade também é sua.

Inscrições: www.pr5.ufrj.br/conhecendo.
Dúvidas e mais informações: eventos@pr5.ufrj.br ou (21) 3938-1843/1846.

Dia(s): 21 set 2016 - 22 set 2016

Local: Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ)
Av. Carlos Chagas Filho, 540, Rio de Janeiro, RJ, 21941-599, Cidade Universitária

Período de inscrição: As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 25 de agosto. Podem participar do evento escolas públicas e particulares de ensino médio e cursos preparatórios para o acesso ao ensino superior. A inscrição é realizada pelo/a dirigente da instituição de ensino (não há inscrições individuais), exclusivamente pela página: www.pr5.ufrj.br/conhecendo.
Site: http://conhecendo.pr5.ufrj.br/
Instituição responsável: UFRJ (PR-5)
Email do organizador: eventos@pr5.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 3938-1843/1846