Conversa sobre cinema e festa – (ECO/UFRJ)

Transmissões e Programas
Conversa sobre cinema e festa com Marcelo Caetano e Leonardo Mouramateus – (ECO/UFRJ)

O encontro “Conversa online sobre cinema e festa” com os diretores Marcelo Caetano e Leonardo Mouramateus faz parte da disciplina “A festa no cinema, o cinema de festa” ministrado pelo professor Denilson Lopes e o discente Ribamar Oliveira no curso de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) durante o período de 2020.1.

Nesta conversa, procuraremos apontar caminhos entre cinema e festa a partir do diálogo entre os filmes “Corpo elétrico” (2017) de Marcelo Caetano e “A festa e os cães” (2015) de Leonardo Mouramateus. Nas formas de estar junto e nos modos de vida, buscamos as possibilidades da encenação e da experiência pelas sensações que a arte pode possibilitar. Como podemos pensar lembrança, memória ou desejo ao falar sobre a festa?

Marcelo Caetano é diretor, roteirista e produtor. De Belo Horizonte (MG), ele estreou como diretor no curta “A Tal Guerreira” e realizou “Bailão”, “Na sua Companhia” e “Verona”. Codirigiu “Blasfêmea” com a atriz Linn da Quebrada, foi assistente de direção em “Tatuagem”, “Boi Neon” e “Mãe Só Há Uma”, roteirista em “A Torre” e produtor de elenco em “Aquarius” e “Bacurau”. Dirigiu a série “Hit Parede” no Canal Brasil e, atualmente, prepara a série “Noticias populares” e o longa “Baby” que serão filmados em 2022.

Leonardo Mouramateus é diretor e roteirista. De Fortaleza (CE), sua filmografia inclui mais de 10 curtas e uma longa “António Um Dois Três”. Teve estreia em “Fui à Guerra e não te Chamei” e realizou “Europa”, “Charizard”, “Mauro em Caiena”, “Lição de Esqui”, “A Era de Ouro”, “O Completo Estranho”, “A Festa e os Cães”, “História de uma Pena”, “Vando Vulgo Vedita” e “A Chuva Acalanta a Dor”. Recentemente, dirigiu o curta “Meio-ano-luz”.

Link: <http://us02web.zoom.us/j/88905516562…>.

Dia(s): 14 fev 2022