ECOfoto – Curta debate “A beleza de cada um: J.R. Ripper”

Como parte da programação do 7º Concurso Nacional de Fotografias da Escola de Comunicação (ECOfoto), acontece, na próxima quarta-feira (04/10), o evento “Curta com debate”.

Na ocasião, será exibido o filme “A beleza de cada um: J.R. Ripper”, dirigido por Cecília Castro e João Paulo Ripper, sobre a vida e a obra do fotógrafo João Roberto Ripper. Após a sessão, os diretores participam de um debate com o público. A sessão acontece no Auditório da Decania do CFCH (2º andar do prédio da Decania do CFCH) e tem início às 14 horas.

João Roberto Ripper

Nascido em 1953, no Rio de Janeiro, João Roberto Ripper trabalhou como repórter-fotográfico dos seguintes jornais e agências fotográficas: Luta Democrática, Diário de Notícias, Última Hora, O Globo, Agência F4 e Imagens da Terra. Atuou como diretor na Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro, no Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e na Federação Nacional dos Jornalistas. Foi coordenador das campanhas pela obrigatoriedade do crédito na fotografia e contratos de direito autoral e o responsável pela criação e implantação das tabelas de preços mínimos. Idealizador e coordenador do Projeto Imagens do Povo do Observatório de Favelas.

Publicou, em 2009, o livro “Imagens Humanas”, que apresenta 195 fotos, algumas inéditas, selecionadas a partir de um acervo de 150 mil imagens, que arrebatam o olhar e traduzem a realidade desse país, com a sensibilidade que legitima o trabalho do mestre Ripper. O livro apresenta ainda uma entrevista exclusiva com Ripper, que é referência no cenário da fotografia documental brasileira. Conheça o site do Imagens Humanas, banco de imagens de Ripper:.

Fonte: Foto em Pauta

 

ECOfoto

O Ecofoto é um projeto iniciado em 2008, que tem como principal objetivo a valorização da fotografia entendida como bem cultural e que espelha o mundo a partir de novos olhares e variadas técnicas, fortalecendo a troca de experiências e o diálogo entre a sociedade e a universidade. O projeto pretende estimular a produção fotográfica pulsante e polissêmica, presentes nos circuitos das periferias de todo o país.

Em 2017, o concurso acontece em parceria entre a ECO e a Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. Um júri técnico selecionou as 33 melhores fotografias que estão expostas no Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, localizado no 2º andar do prédio da Decania do CFCH. Ademais, a programação conta com a realização de palestras, oficinas, exibições de filmes e outras atrações.

Confira aqui a programação completa.

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 04/10/2017
Horário: 14:00 - 18:00

Local: Decania do CFCH
Campus Universitário da Praia Vermelha - Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca.
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro CEP 22290-250

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: R$ 0,00
Período de inscrição:04/10 a 04/10
Site: www.cfch.ufrj.br
Instituição responsável: Decania CFCH
Email do organizador:decania@cfch.ufrj.br
Telefone de contato: 3938-5141

Comments are closed.