Editora UFRJ lança Urbanismo tático

Atividades Culturais e Espetáculos

Depois de mais de dois anos fazendo lançamentos através de lives, a Editora UFRJ volta a se encontrar com seus leitores presencialmente para lançar Urbanismo tático: X ações para transformar cidades, de Adriana Sansão Fontes, João Pedro Pina e Larissa Martins de Paiva. O evento acontecerá no dia 20 de abril, às 19 horas, na Livraria da Travessa, em Ipanema, à rua Visconde de Pirajá, 572.

O trabalho é o resultado parcial de um projeto de pesquisa realizado no Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (Prourb-FAU/UFRJ), cuja equipe é coordenada pela professora Adriana Sansão. O objetivo é compreender o potencial do urbanismo tático na transformação dos espaços públicos e investigar o processo de construção e formalização dessa abordagem em políticas públicas.

O livro apresenta dez estudos de caso e foca na análise de intervenções táticas híbridas, ou seja, aquelas que articulam os atores sociais que atuam “de cima para baixo” e “de baixo para cima” em distintos arranjos e configurações. Foram priorizadas as ações realizadas no Brasil, mas também são apresentados alguns exemplos internacionais de relevância mundial.

Urbanismo tático é um termo recente que significa a abordagem para a construção e ativação de uma vizinhança, utilizando intervenções e políticas de curto prazo e baixo custo que possam trazer benefícios imediatos, permitindo a observação dos resultados e a alteração do projeto definitivo. Essas ações podem ser realizadas por cidadãos, pelo poder público ou por meio de parcerias entre a sociedade civil e o governo.

Em 2020, com a pandemia provocada pela Covid-19, governos do mundo inteiro foram desafiados a pensar soluções que permitissem o uso dos espaços públicos de forma segura. Nesse contexto em que áreas urbanas precisaram sofrer rápidas adaptações, o urbanismo tático ganhou especial atenção, pois suas intervenções permitem adaptações temporárias, mas também são capazes de gerar novos espaços de reflexão, visando a transformações futuras mais duradouras nas cidades.

Os casos analisados pelo livro são: Hortas Cariocas (Rio de Janeiro); New York City Plaza Program (Programa de Praças de Nova York/EUA); Centro Aberto (São Paulo); Paradas Cariocas (Rio de Janeiro); Superilles (Superquadras de Barcelona/Espanha); Plazas Públicas de Bolsillo (Praças Públicas de Bolso/Santiago/Chile); 3 Estações: Berrini (São Paulo); Cidade da Gente (Fortaleza); Rio + Pedestre (Rio de Janeiro); Adaptações emergenciais Covid-19.
Adriana Sansão Fontes é arquiteta e urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, onde coordena o Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT-Prourb). João Pedro Pina e Larissa Martins de Paiva são estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e pesquisadores de iniciação científica.

Dia(s): 20 abr 2022

Local: Livraria da Travessa
Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ, 22410-001

Período de inscrição: Não é necessária inscrição