Editora UFRJ promove debate sobre movimentos sindicais

O livro Movimentos cruzados, histórias específicas: estudo comparativo das práticas sindicais e de greves entre metalúrgicos e canavieiros será lançado pela Editora UFRJ, no dia 13 de agosto, às 17h, com a presença de autores da coletânea. O evento será transmitido pelo Facebook da Editora (https://www.facebook.com/editora.ufrj/) e pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube   (https://www.youtube.com/channel/UChOXMuX7AdLPe15ZHRuoa7A). O livro está disponível para download gratuito no site da Editora, www.editora.ufrj.br/Dowload.

A publicação, organizada por José Sergio Leite Lopes, professor titular do Museu Nacional da UFRJ e coordenador do Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov), do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), do Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ, e por Beatriz Heredia, que foi professora de Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), traz artigos de professores e pesquisadores de várias universidades públicas brasileiras.

Além de José Sergio Leite Lopes, quatro pesquisadores que fazem parte do projeto que resultou no livro farão parte da mesa de debate: os sociólogos Mário Ladosky, professor da Universidade Federal de Campina Grande, Jaime Santos Jr., professor da Universidade Federal do Paraná, e Marilda Menezes, professora da Universidade Federal do ABC, e o historiador e professor da Universidade Federal de São Paulo, Murilo Leal.

A live faz parte do projeto 100 anos, 100 livros, cuja proposta é promover debates sobre temas tratados em livros do catálogo da Editora e que sejam de interesse da sociedade. O público poderá participar formulando perguntas e fazendo comentários através das plataformas em que serão transmitidos os encontros.

As transmissões contam com o apoio institucional do Fórum de Ciência e Cultura e da Diretoria de Acessibilidade da Reitoria da UFRJ (Dirac), que disponibilizará tradutores de Libras/Língua Portuguesa para tradução ao vivo dos debates.

Dia(s): 13 ago 2020

Local: Evento Virtual