Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática

Conferências e Rodas de Conversa

Entre 17 e 21 de junho de 2024 realizaremos, virtualmente, a 1ª Edição da Escola de Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática (E²GSEM)!

Na E²GSEM queremos refletir sobre que papeis podem ter meninas e mulheres e pessoas LGBT+ nos campos da Matemática e da Educação Matemática. Queremos discutir sobre representatividade, sobre interseccionalidade, sobre criar ambientes seguros para que essas e outras minorias sociais possam se sentir confortáveis ao escolher essas áreas profissionalmente. Queremos ter a oportunidade de conhecer melhor os campos dos Estudos de Gênero e Sexualidades, dos Feminismos, dos Estudos Queer, das Mulheridades e Masculinidades, das Epistemologias Trans e demais assuntos que se articulem ao escopo do evento, promovendo articulações com a Educação Matemática. Nos interessa discutir o papel político da (Educação) Matemática, visando uma formação que prepare profissionalmente docentes a planejarem e implementarem aulas de matemática que considerem e valorizem as diferenças, que sejam antidiscriminatórias, em particular, antimachistas, antissexistas, antiLGBT+fóbias, anticapacitistas, antirracistas etc.

Convidamos todas/es/os a submeterem trabalhos (resumos entre 250 e 500 palavras) compartilhando uma reflexão teórica, pesquisa concluída ou em andamento, ou fazendo um relato de experiência de ensino ou extensão no campo dos Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática ou que tenha como protagonistas meninas, mulheres ou pessoas LGBT+ no campo das Ciências ditas Exatas. Também serão bem-vindos textos articulando o tema do evento com as áreas com formação docente, currículo, inclusão, história da matemática e da educação matemática etc.

Saiba mais!

Dia(s): 17 jun 2024 - 21 jun 2024

Local:

Online: Informações

Período de inscrição:
Site: https://www.instagram.com/p/C3oYUo9MFin/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Instituição responsável: UFRJ
Email do organizador: