EXPOSIÇÃO OFICINAS MORTAS

OFICINAS MORTAS

“ Dos fios, do lixo, da sujeira,
Poderia nascer algo de belo? ”

Da indagação contida na poesia que abre este espaço expositivo, feita pelo aluno do curso de Desenho Industrial Vinícius Krausz, emergem densas camadas de conceitos e sobre Arte e Design, sua estética, seu processo.  A junção das palavras fio, lixo e sujeira cria, por vezes, imagens mentais associadas à ambientes precários, inabitáveis, perigosos. Por outro ângulo, elementos ordinários como os acima citados podem ser materiais e matéria da produção artística.

A exposição OFICINAS MORTAS dialoga com essas múltiplas instâncias ao apresentar uma série de fotografias de Natassia Massarani – estudante de Desenho Industrial – que ao mesmo tempo em que denuncia a precariedade das Oficinas de Metal, Madeira e Plásticos do curso de Desenho Industrial da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro; também converte os materiais deste ambiente precário em matéria, em objeto artístico.

Metal, madeira, plástico, fios, lixo, sujeira, vistos como objetos artísticos, revelam uma obscura e sórdida estética de natureza morta pelo descaso, pelo descuido institucional; tornando visível o estado das oficinas. Entretanto, estes mesmos materiais são apresentados repletos de vida pela força poética e política das naturezas mortas registradas pela artista. O caráter político da obra é reforçado pelos indicativos das normas técnicas de segurança, que não são respeitadas.

OFICINAS MORTAS completa-se ao apresentar uma série de relatos que contextualizam os usos das Oficinas de Metal, Madeira e Plásticos e denunciam as situações periclitantes e precárias às quais seus usuários – alunos, professores e funcionários – estão expostos.

 

Organização e Curadoria:

Flora Flor
Rafael Leite
Vinícius Krausz
Links no Facebook:

OFICINAS MORTAS – Evento no Facebook

MOBILIZAÊ – Página do Comando Local da Greve dos Estudantes do Prédio da Reitoria

#OcupaUFRJ – Página do Comando Geral de Greve dos Estudantes – UFRJ

Detalhes do evento:


Loading Map....

Dia(s): 13/07/2015 - 17/07/2015
Horário: O dia inteiro

Local: Prédio da Reitoria - Hall dos Elevadores
Av. Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - RJ CEP 21.941-901

Categoria(s):

Inscrição:

A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.

Valor: Gratuito
Período de inscrição:A partir de 13 de julho
Site: Não foi informado
Instituição responsável: CLA - EBA | UFRJ
Email do organizador:viniciuskrausz@gmail.com
Telefone de contato: (21) 98452-7371

Comments are closed.