GeoDia em Jaconé, Maricá

GeoDia é o nome que atribuímos a uma atividade para compartilhar conhecimentos
sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra.
Nela, estudantes, professores, ambientalistas, moradores, empresários ou mesmo
visitantes presentes nos locais, realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde
podemos entender e observar a dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico em nosso planeta, a Geodiversidade.

A intenção é que possamos reconhecer a importância das rochas, solos, paisagens e
processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e
conservação das maravilhas que existem ao nosso redor.

No próximo dia 24 de junho (segunda-feira), a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir, às 13h, para realizar uma caminhada na Praia de Jaconé, compartilhando informações sobre o nível relativo do mar, a formação de beachrocks (rochas de praia ou praianitos) há cerca de oito mil anos, os relatos de Charles Darwin em sua passagem pelo local em 9 de Abril de 1832, além de discutir a presença de fragmentos destas rochas sedimentares no Sambaqui da Beirada e Sambaqui do Moa, em Saquarema.

Depois, faremos uma caminhada até o costão, onde observaremos rochas
metamórficas datadas em cerca de 2 bilhões de anos!

A segunda parte do evento ocorrerá às 15:30, na beira do canal do costão em Ponta
Negra, onde conversaremos sobre rochas metamórficas de 500 milhões de anos, rochas
subvulcânicas de 130 milhões de anos e a evolução da Lagoa de Maricá nos últimos 120 mil anos.

A atividade é gratuita e um incentivo para a consciência da população acerca da história do nosso planeta. Emitiremos certificado para os participantes.

Mapa não está disponível

Dia(s): 24/06/2019