Projeto Ópera – O elixir do amor

O projeto Ópera na UFRJ, criado em 1994 por iniciativa dos alunos da Escola de Música da UFRJ, realiza sua 22ª montagem com O Elixir do Amor, popular ópera em dois atos de Gaetano Donizetti, um dos mais fecundos compositores do Romantismo italiano.
A temporada tem início com quatro récitas abertas ao público no Salão Leopoldo Miguez, de 27 a 30 de junho; e segue para mais três apresentações no Teatro Municipal João Caetano de Niterói, no programa Óperas de Inverno.
O Elixir do Amor é um bom exemplo da música de Donizetti, conhecida por sua beleza melódica, orquestração simples, mas habilidosa, e linhas vocais requintadas. A história se passa em uma aldeia basca no final do século XVIII, onde Nemorino, um camponês ingênuo e pobre apaixona-se por Adina, rica proprietária de terras, que está interessada em Belcore, um militar de passagem pela região.
Nemorino encontra no Elixir do Amor, comercializado pelo charlatão Dr. Dulcamara, o remédio para curar os males do desamor.
Com direção musical de Inácio De Nonno, direção cênica de Menelick de Carvalho, regência de Silvio Viegas e Felipe Damico, a montagem conta com solistas formandos e formados da Escola de Música e do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO; a Orquestra Sinfônica da UFRJ; e o Coral Brasil Ensemble. A direção geral do espetáculo tem a assinatura de Andrea Adour.
Na criação e confecção do cenário e figurinos, estudantes dos cursos de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes, sob coordenação das professoras Andrea Renk e Desirée Bastos, e do curso de Pintura, sob a orientação dos professores Martha Werneck e Lícius Bossolan. O projeto de luz é de José Henrique Moreira, com montagem, operação e suporte do Sistema Universitário de Apoio Teatral (SUAT), da Escola de Comunicação.
Nas diversas récitas Adina, será vivida por Amanda Gonzalez e Sophia Dornellas (Doppione: Nila Clara); Nemorino, por Jessé Bueno e Ivan Jorgensen; Belcore, por Cyrano Sales e Felipe Corrêa; Dr. Dulcamara,  Ciro D´Araújo Paulo Maria; e Gianetta, por Júlia Anjos, Júlia Requião, Helena Lopes.
Cantada em italiano e com diálogos em português, a montagem de O Elixir do Amor, com sua música encantadora que agrada a todos, promete duas horas do mais completo encantamento.

RÉCITAS

Rio de Janeiro

27 e 28/6 – 19h;
29 e 30/6-  16h

Salão Leopoldo Miguez
Escola de Música da UFRJ.
Rua do Passeio, 98, Centro.
Tel.: 2240-1441. Lotação:

Lotação: 450 lugares.
Ingresso: Entrada Franca.
Classificação Livre.

Niterói

05 e 06/7 –  19h
07 de julho, 17h –

Teatro Municipal de Niterói,
Rua XV de Novembro, 35,
Centro, Niterói. Tel.: (21) 2620-1624.

Lotação: 292 lugares.

Ingresso:
inteira, R$ 40;
Meia entrada, R$ 20.
Classificação Livre.

Dia(s): 5 jul 2019 - 7 jul 2019

Local: Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Niterói, RJ, 24020-125, Centro

Valor: A consultar
Período de inscrição: Ordem de chegada
Site: www.musica.ufrj.br
Instituição responsável: Escola de Música UFRJ